x

Rumo ao Tesouro

Iremos conversar sobre o TESOURO DIRETO. Esta forma de aplicação financeira é um programa de vendas de títulos das dívidas do Governo Federal. Estes títulos são vendidos, em grande parte, via internet, para pessoas físicas.

13/02/2013 21:08:49

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Rumo ao Tesouro

Entrou em cartaz mais um filme da série Piratas do Caribe, o filme Navegando em Águas Misteriosas. Desta vez o capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) está a procura da Fonte da Juventude. A nova aventura do capitão se passa no reino da Espanha e como sempre repleta de efeitos espéciais e muito humor. Entretanto, vou ficando por aqui, pois não sou o capitão Jack Spaarrow para navegar em Águas Misteriosas. Tenho conciência de minhas limitações, e não sou crítico da nobre sétima arte para falar de cinema.

Utilizei o filme para abordamos um dos vários tipos de aplicações financeiras disponíveis no mercado financeiro brasileiro, e não o da Espanha, como é o caso da aventura do capitão Jack Sparrow. Iremos conversar sobre o TESOURO DIRETO.  Esta forma de aplicação financeira é um programa de vendas de títulos das dívidas do Governo Federal. Estes títulos são vendidos, em grande parte, via internet, para pessoas físicas.  

No entanto, muitos bancos tem oferecido esta modalidade de investimento para seus clientes. Apesar de ter os valores de taxa de administração mais elevados para desencorajarem os clientes, o TESOURO DIRETO tem a seu favor a estabilidade dos títulos, pois ao oposto dos piratas dos filmes, não queremos que as nossas finanças sejam aplicadas em aventuras, ou que naveguem em Águas Misteriosas, como é o caso do filme citado.

Sendo o TESOURO DIRETO uma dívida do Governo Federal, e considerando que o Governo Federal vai muito bem, e com certeza é o último a falir, se falir, pois até hoje nunca ouvi dizer que um país tenha quebrado. Caso este fato venha a ocorrer com certeza todos os demais bancos do país já quebraram antes.

Os títulos do TESOURO DIRETO são considerados títulos de renda fixa,  ou seja, não tem uma grande variação e exposição ao mercado de risco, como é o caso das ações. Estes títulos basicamente se dividem em:

  • Pré-fixado e
  • Pós-fixado.

Os títulos pré-fixados são os investimentos, que ao serem contratados já se sabem qual será o valor a ser recebido no futuro, independentemente da variação do mercado ou dos índices financeiros. Esta modalidade é interessante para quem tem uma dívida no futuro, a qual o valor já está determinado, por exemplo, as prestações intermediárias de imóveis financiados.

Já os títulos pós-fixados acompanham a variação do mercado com índices de correção como a Selic, IGP-M ou IPCA. Esta modalidade de título mantém o valor do dinheiro no tempo, garantindo os índices de inflação e também um ganho real. Títulos estes, ideais para quem quer garantir um complemento à aposentadoria ou a faculdade dos filhos ao estilo norte-americano.

As aplicações no TESOURO DIRETO podem ser realizadas a partir de R$ 100,00 (cem reais), o valor inicial é baixo e é mais rentável do que a tradicional poupança. Ao estilo dos grandes piratas das histórias e dos filmes de aventura, deixo aqui o mapa do tesouro, que pode ser acessado via internet no sítio www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro_direto  e como dizia o poeta “navegar é preciso, viver não é preciso”, investir também deve ser preciso, tanto no sentido de exatidão quanto no sentido de necessário.

Saúde e sucesso a todos que me leem.

Carlos Renato é Contador
[email protected]

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.