x

Contabilidade - Ciências exatas ou ciências humanas? Pacificado que é ciências humanas

O artigo propõe esclarecer o poder de discricionariedade dos gestores a conduzir de forma legal o resultado de uma corporação, usando como exemplo as Demonstrações Econômico Financeiras da empresa Natura Cosméticos.

14/02/2013 19:51:57

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contabilidade - Ciências exatas ou ciências humanas? Pacificado que é ciências humanas

Cada vez que me preparo para ministrar uma aula, um treinamento, passo a amar mais a contabilidade, e ao invés de ter mais certezas, passo a ter mais dúvidas, verdade é que Ciências Contábeis não é uma ciência exata como a maioria das pessoas pensam, e sim Ciências Humanas, a considerar que nem sempre 2 + 2 = 4 não porque o contador queira poderá ser 5, mas porque a interpretação do gestor, do conselho de administração ou ainda de seus advogados possa levá-los a compreender que seja 5, simples assim, não, não tão simples, mas posso explicar melhor senão vejamos, imagine que a empresa apresente um lucro de 10 milhões de reais, por exemplo um banco, mas o banco central exige que seja realizada uma provisão para perdas, para proteger o investidor, pois isto poderá ter que ser realizado no futuro, e se não houver esta provisão, poderá ser distribuído este lucro de 10 milhões ao acionista, e depois caso tenha que se realizar esta perda, a empresa não terá recursos, então terá que fazer o que? Capitar recursos no mercado a um custo, que não teria se tivesse retido parte dos lucros. 

Isto remete a dizer o que? Que o lucro de 10 milhões, poderemos fazer ele ser 8 milhões, pois contingenciaremos (guardaremos) 2 milhões para esta provisão de perdas, e isto não é mágica de contador é uma situação plausível, factível, ok!

Uma vez explicado esta situação, comento sobre a minha breve analise do Balanço da Natura Cosméticos, onde teve como faturamento no ano base de 2012 não menos que 6 bilhões de reais e Lucro Liquido de 821 milhões de reais.

A empresa tem um Patrimônio Liquido de 1 bilhão de reais, e analisando índices de liquidez, endividamento e estrutura de capital pude concluir que esta corporação encontra-se em situação absolutamente saudável, adoraria ser acionista da mesma.

As DF´S (Demonstrações Financeiras), conhecidas como Demonstrações Econômico Financeiras são públicas, podendo ser acessadas no próprio site da Natura ou ainda em outros sites que disponibilizam balanços de empresa de capital aberto, e em especial no site do órgão regulatório do governo chamado CVM.

Por fim, concluo este post ratificando o meu amor pela contabilidade e dizendo que cada vez mais ao invés de ter certezas passo a ter mais duvidas deste fantástico mundo corporativo, dizendo novamente que esta ciência parece-se mais com Filosofia, ao questionarmos ao invés de termos respostas temos mais duvidas, digo isto porque, vejam bem:

Uma empresa que tem um PL (Patrimônio Liquido) de 1 Bilhão de reais, significa que se ela vender tudo o que tem no seu ativo, paga todo o seu passivo e coloca 1 bilhão de reais no bolso, como se não bastasse isto esta empresa como opera na Bolsa de Valores tem cotação de suas ações avaliada pelo mercado e o capital desta empresa é composto com 431 milhões de ações, que esta cotado hoje em media ao valor de R$ 53,00 (14/02/2013) cada uma, isto quer dizer que contabilmente como disse acima ela poderia vender todos os seus ativos, pagar os seus passivos e embolsaria 1 bilhão, ou seja o Valor Patrimonial da ação é R$ 3,03 mas o mercado paga 53 reais a ação, ou seja o mercado paga em media 17 vezes o valor da ação que consta no balanço, isto quer dizer nada menos que a Natura tem um valor de mercado não inferior a 23 bilhões de reais, ai vem a pergunta?

Se a empresa vale 23 bilhões de reais, pagam 17 vezes o que a contabilidade apresenta, não seria mais conveniente eu vender a empresa e aplicar este dinheiro? Que fosse a 12% a.a. (ao ano).

Esta é a pergunta que não quer calar.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.