Contábeis o portal da profissão contábil

22
Feb 2018
23:45

artigo

A desoneração do varejo

O mais novo quebra-cabeça do gênero recai sobre a área do varejo, mais especificamente a desoneração da folha de pagamentos deste setor, a ser iniciada em abril próximo com preocupantes pontos ainda obscuros.

05/03/2013 13:11

2.482 acessos

Mauro NegruniNem sequer as lupas de Sherlock Holmes -ou as de seu fiel escudeiro, Watson- seriam capazes de desvendar as complexas medidas adotadas pelas autoridades econômicas e tributárias brasileiras, sempre muito criativas na geração de bibliotecas inteiras que nem sempre têm final feliz para o contribuinte. O mais novo quebra-cabeça do gênero recai sobre a área do varejo, mais especificamente a desoneração da folha de pagamentos deste setor, a ser iniciada em abril próximo com preocupantes pontos ainda obscuros.

Não se sabe, por exemplo, se o cálculo tomará como base a receita bruta total ou apenas conforme os produtos – por meio da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) . Além disso, a Receita Federal disponibilizou para os varejistas apenas uma lista de CNAEs como base para determinar de que forma a desoneração será aplicada. Algo bastante simples para um procedimento de tal envergadura, convenhamos.

Toda esta controvérsia, somada ao grande volume de interrogações remanescentes da implantação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) , em breve tende a fazer com que “a porca torça o rabo”, como reza o dito popular. Por mais que a desoneração da folha de pagamentos venha em boa hora, sem dúvida acarretará às empresas certos cuidados no fornecimento das informações ao fisco, posto que qualquer vírgula mal colocada agora poderá gerar interpretações diversas, exigindo depois os devidos pingos nos is.

Certamente os departamentos contábeis desses empreendimentos ainda deverão gastar um tempo considerável para responder determinadas questões relevantes. Por exemplo: o contribuinte faz atualizações dos registros de todos os CNAEs presentes na operação? Como lidar com a possibilidade de um produto ser comercializado, embora o apropriado CNAE do estabelecimento não suporte esse tipo de venda?

Nitidamente, faltou orientação prévia, e até por isso ainda se espera uma possível cartilha completa sobre o tema, a exemplo da que foi elaborada no ano passado, em relação à indústria e aos serviços. Brasil afora, milhares de Holmes e Watsons anônimos com certeza agradeceriam por esta luz considerável diante de seus cansados olhos.

Publicado em: DCI

Escrito por

Mauro Negruni

Mauro Negruni é membro do Grupo de Empresas participantes dos projetos piloto do SPED e Diretor de Conhecimento e Tecnologia da Decision IT.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César