x

Caindo da nuvem?

A divulgação de notícias sobre a espionagem cibernética promovida pelas agências de segurança dos EUA levantam uma questão importante: Até que ponto estão seguras as informações armazenadas nos servidores conectados à Rede Mundial (Internet)?

23/07/2013 12:01:12

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Caindo da nuvem?

As notícias do momento dão conta da espionagem cibernética praticada pela Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana nas comunicações telefônicas e dados que transitam pela Rede Mundial de Computadores (Internet).

Que todos os governos (o brasileiro incluído) promovem algum tipo de “garimpagem” de dados com o objetivo de inteligência já era sabido e é atividade inerente à segurança de cada país.

Até aí faz parte do jogo, como dizem. É o preço que pagamos por vivermos em um mundo onde aviões viram arma de destruição e bombas são colocadas em plena via pública em eventos esportivos.

Só um esforço de inteligência, integrado e abrangente, pode ajudar a diminuir e prevenir os riscos.

Mas, não podemos deixar de pensar – Até que ponto os dados armazenados nos servidores interligados pela Internet estão seguros?

Como teremos certeza que o interesse da “segurança nacional” dos EUA não invadirá a privacidade dos cidadãos e das empresas?

Tomemos, por exemplo, um determinado caso, de uma empresa brasileira fornecedora de produtos e serviços para países não alinhados com os EUA, como Cuba, Venezuela, Irã etc. Será que essa empresa não será alvo da espionagem norte-americana? Ou pior, quem irá nos garantir que as agências de segurança não irão “torpedear” a relação comercial entre as empresas?

Afinal, do ponto de vista da segurança nacional dos EUA, todas são inimigas do povo americano.

Vamos avançar mais um pouco. E se nossa empresa do exemplo for usuária da “cloud computing”, a computação em nuvem da internet?

O conceito da computação em nuvem pressupõe que os dados e sistemas fiquem armazenados em servidores espalhados pela rede (a “nuvem”). Quem poderá nos garantir que algumas das empresas fornecedoras dessa tecnologia também não estejam, de alguma forma, ligadas ao esforço de espionagem cibernética dos EUA?

O fato é que a divulgação dessas notícias abala a credibilidade da computação em nuvem, principalmente no quesito da segurança da informação. Será preciso um grande esforço e de muita transparência para que essas dúvidas sejam sanadas e a confiança seja restabelecida.

Fernando Aidar Bassi
Jornalista, Contabilista e Consultor

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.