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A importância do tempo na gestão das empresas contábeis

Os contadores sempre discutiram a gestão das empresas dos clientes, mas agora vão mais longe e desejam que suas empresas também tenham excelência na gestão, especialmente para definir o preço do serviço prestado.

20/08/2013 11:12:20

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A importância do tempo na gestão das empresas contábeis

A precificação dos serviços contábeis continua sendo uma tarefa que gera muita dor de cabeça. Por falta de opção ou pela dificuldade de implantar métodos eficazes, muitos colegas buscam meios mais rápidos. Independentemente do método que você utiliza, se é muito bom ou não tão bom, pergunto: você sente segurança ao definir o preço dos serviços? Você sabe se irá alcançar o lucro desejado? Você consegue aplicar este preço sem precisar dar descontos exagerados? Se a resposta for positiva para todos os questionamentos, certamente você já é um empresário de sucesso ou está no caminho certo.

Nessa semana ministrei uma palestra sobre precificação para empresários contábeis em Campo Mourão, no Paraná, e tive a grata satisfação de ouvir o testemunho de quatro participantes que já utilizam parcialmente o tempo como base para definir o preço dos serviços contábeis. Eles relataram que, no início, encontraram dificuldades, mas logo incorporaram o método na rotina das empresas e os resultados começaram a aparecer.

Peter Drucker, muito conhecido por todos nós, disse que não se gerencia o que não se pode medir. Portanto, entendo que devemos medir as tarefas executadas constantemente para conhecer todas as etapas e assim buscar a melhoria contínua.

O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC/PR) está apoiando uma pesquisa de estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que tem como meta conhecer as formas de avaliação dos custos que estão sendo aplicadas nas empresas contábeis. Iniciativas com esta devem ser aplaudidas, pois fica evidente a preocupação do CRC/PR em também contribuir com a classe empresarial contábil a fim de que amplie os investimentos na gestão das empresas e melhore os lucros auferidos.

Não canso de lembrar que o preço de venda não deve ser calculado simplesmente com base no custo, embora este seja um dos enfoques da precificação, mas também com base na concorrência e no valor percebido pelo cliente. Portanto, deixo claro que é com a utilização dos três enfoques que conseguiremos maximizar a lucratividade. Calcule o preço com base nos custo e aplique o lucro desejado; faça pesquisas de mercado para compará-lo e identifique o valor que o cliente enxerga no serviço.

Estou convicto de que o tempo é a base para determinar o preço dos serviços contábeis com enfoque no custo. Hoje em dia não podemos reclamar da dificuldade de implantar esta metodologia, pois há softwares específicos para tal, mas é claro que o esforço e a determinação continuam sendo exigências fundamentais.

Tem-se a impressão de que o controle do tempo e das tarefas exige muitas informações, o que acabará tomando muito tempo dos colaboradores e encarecendo a adoção do método. Acredite, o colaborador necessita apenas de 15 minutos por dia para registrar as seguintes informações: data, hora inicial e final, cliente, colaborador e serviço. Para os serviços é criado um cadastro, então basta informar um código, inclusive para o cliente e o colaborador.

O método foi criado e já é praticado por muitas empresas contábeis do Brasil e acreditamos que logo será uma ferramenta que ninguém mais dispensará. Como disse Albert Einstein, a falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos.

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