x

Na Contabilidade conta a habilidade.

Na Contabilidade conta a habilidade. Saber administrar, ponderar, lidar com as pessoas e principalmente com o Governo. Manter o equilíbrio e a saúde da empresa. Contabilidade é uma Ciência e Arte, e não apenas um sistema. Contador valorize-se!

14/11/2013 09:15:23

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Na Contabilidade conta a habilidade.

Na Contabilidade conta a habilidade emocional, racional e profissional. Saber administrar, ponderar, lidar com as pessoas e principalmente com o Governo. Manter o equilíbrio e a saúde da empresa. Contabilidade é uma Ciência e Arte, e não apenas um sistema de registro e controle.

Contador valorize-se e respeite seu colega!

Somos uma das classes profissionais mais importantes na economia mundial. Somos a principal fonte de informações para o Governo, somos agentes arrecadadores da união. Pelo nosso trabalho é possível fazer os levantamentos e previsões financeiras. Através das informações que fornecemos o Governo projeta seus orçamentos.

Porém é revoltante como o profissional Contábil em algumas ocasiões é tratado. Falta de respeito, péssimo atendimento e grosseria, essas são as típicas situações enfrentadas ás vezes por muitos de nós Contadores em alguns Órgãos Públicos. Não é algo absoluto,  há casos em que não ocorrem tais desrespeitos. Contudo é uma triste verdade.  Deveríamos ser recebidos como aqueles clientes que sempre compram a vista, aqueles que compram muito. Deveriamos ter o melhor lugar para sentar e receber o melhor atendimento, pois nosso serviço é digno disso.

E por nossos clientes e sociedade, ainda somos vistos como o profissional que só emite os impostos, que só servimos quando precisam de um balancete pro banco ou fazer a Declaração do Imposto de Renda.

Sem falar nas vergonhosas estórias que mostram na TV, difícil ver um filme, seriado ou novela onde Contadores são prestigiados, bem vestidos e com bom status.  Na maioria das vezes somos os caras que sabem fazer marmotas para burlar o sistema, que só sabem registrar nos livros.

Culpa de quem fazem os roteiros? Talvez, mas a maior culpa é nossa Contadores, dos Órgãos que representam a classe, do profissional que se dispõe a tal situação de ser cúmplice de barbaridades financeiras.  Mas o mercado está regulando a classe, estes profissionais que se submetem as fraudes estão sendo pulverizados  pois tá difícil continuar escondendo falcatruas, com o exame de Suficiência também temos um regulador, de que o conhecimento é valioso. Nossos representantes estão atuando é verdade, mas ainda queremos mais, precisamos de mais. 

Somos possuidores de um conhecimento que nos dá poder de determinar o andamento da economia e sociedade.  Sabemos que a informalidade e sonegação ainda é uma realidade no país. Mas nós Contadores temos o papel principal nessa questão, de informar e lutar contra as irregularidades, negar-se a fraudar o sistema econômico e tributário. 

Do outro lado também, somos sabidos que a carga tributária brasileira é pesada, a cada dia mais surgem obrigações acessórias para tentarem fechar o cerco contra a sonegação, porém estas ações não estão se convertendo em redução da carga tributária, no qual deveria ser o verdadeiro reflexo e assim tornar melhor a vida de todos os brasileiros. 

Cabe a nós Contadores estarmos sempre preparados para todas as exigências fiscais e empresariais, pois nosso verdadeiro propósito é de servir a sociedade, incentivando a economia, fazendo com que as empresas prosperem em suas jornadas.

Meu sonho é que um dia nós Contadores é que escolheremos nossos clientes, que sejamos mais que respeitados pelo poder Público, que trabalhemos todos honestamente e sejamos valorizados como merecemos.

Antonio Quirino

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.