x

Controle de estoques de uma empresa agropecuaria e floricultura

A proposta deste artigo é elaboração de um controle de estoques de uma empresa agropecuária e tem por objetivo manter o foco em dez produtos de maior giro da empresa analisando as entradas e saídas.

10/12/2013 14:06:29

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Controle de estoques de uma empresa agropecuaria e floricultura

INTRODUÇÃO 

A crescente competitividade ,a instabilidade e o avanço tecnologico fazem com que as empresas procurem por uma melhor posição e sobrevivam no mercado.

Todas as empresas devem procurar uma forma de obter vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes ,atendendo seus clientes no momento e na quantidade desejada.

O gerenciamento dos estoques esta ligado com os interesses financeiros e economicos para a evolução e amplitude da empresa, é relevante o controle de entradas e saidas de mercadorias para devenvolvimento e tomadas de decisões.

A empresa em analise trabalha com uma clientela diversificada e tem como objetivo sempre atender seus clientes com produtos de alta qualidade.

PROBLEMA 

A reposição do estoque é feita de acordo com a necessidade de produtos faltantes e com a implantação do controle de estoque o objetivo é minimizar custos e agilizar o atendimento do cliente interno e externo o problema para a empresa é como desenvolver o sistema de estoques informatizados.

Além de solucionar a falta dos produtos ,também contribui muito no custo das mercadorias na hora da compra , permitindo ao administrador mais segurança e tempo para analisar custos com mais fornecedores,buscando assim melhores preços e prazos.

ELABORAÇÃO DO SISTEMA 

Atravéz de ferramenta excel foi elaborada planilhas eletronicas e registradas as  datas de entradas e saidas de mercadorias ao valor de custo.

CONCLUSÃO

pontos fortes e pontos fracos:

FORTE:

  • rapidez nas compras 
  • Levantamento de dados para comparação , entre preços e fornecedores.

FRACOS:

  • falta de treinamento 
  • a empresa não tem separação por setores 
  • para supervisão do estoque a necessidade de contratação de apenas uma pessoa ligado ai sistema.


O sistema informatizado de controle de estoques demonstrou aos administradores dados relevantes para tomadas de decisões,compras ao tempo certo para que não haja produtos faltantes ,sempre mantendo um bom atendimento aos seus clientes.

Outro ponto positivo foi saber o tempo exato da rotatividade dos produtos , como a empresa utiliza transporte proprio para suprir o estoque o sistema demonstrou as datas em que foram adquiridos os produtos e em quanto tempo a necessidade da reposição dos mesmo, conseguindo elaborar com mais precisão as viagens e compras obtendo economia em combustivel e tempo representando confiabilidade nos dados.


*Colaboraram Roni Simão , Cicero Kiosi Kato e Marcio Oliveira.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.