x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Como passar no Exame de Suficiência CFC / CRC 2014? Dicas e Sugestões!

O artigo traz algumas dicas e sugestões para os que pretendem realizar a prova do Exame de Suficiência em Contabilidade para obter o registro profissional.

05/01/2014 00:13

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como passar no Exame de Suficiência CFC / CRC 2014? Dicas e Sugestões!

O Exame de Suficiência em Contabilidade, obrigatório para o registro do Profissional Contábil, vai para mais um ano desde que regulamentado pela Lei 12.249/2010. São realizadas duas edições a cada ano, nos meses de março e setembro. 

O Exame que visa analisar o grau médio de conhecimento dos bacharéis e bacharelandos em Ciências Contábeis se tornou um aliado para melhorar o desempenho dos estudantes de nível superior acerca da Ciência Contábil, principalmente após as mudanças impostas pelas Leis 11.638/2007 e 11.941/2009.

Quando o desempenho dos alunos sai aquém da média e eles não conseguem um resultado satisfatório, quem está sendo reprovado a cada Exame realizado é o nosso modelo de educação contábil como um todo.

E como passar no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)?

A academia prepara o discente para a prova? Há controvérsias quando se compara as grades curriculares dos Cursos de Ciências Contábeis com o conteúdo programático do Exame?

São questionamentos pertinentes e que estão no cotidiano de quem pretende realizar o Exame para obter o registro profissional perante a Classe Contábil.

Para quem não tem acesso a cursos preparatórios, pode buscar meios gratuitos para obter sucesso nessa empreitada, como:

  • Revise as principais abordagens teóricas (conceitos, definições, objetivos, funções e campos de atuação) das disciplinas que compõem o conteúdo programático do Exame (através de livros, periódicos, sites especializados, etc);
  • Acompanhe os pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) que tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos, referente à convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais (http://www.cpc.org.br/pronunciamentosIndex.php);
  • Responda as provas anteriores, sem usar o gabarito, marcando o tempo utilizado. Depois verifique as questões que obteve êxito, as que não foram possíveis os acertos, revise e procure os caminhos que levam a resposta correta. http://www.cfc.org.br/conteudo.aspx?codMenu=46
  • Busque questões de concursos e preparatórios (tanto as questões objetivas, quanto as subjetivas) disponíveis gratuitamente na internet;
  • Leia artigos científicos atuais que retratam assuntos do conteúdo programático. Os artigos científicos têm leitura agradável e dinâmica, trazem resumos mais simples e são desenvolvidos com base em grandes teóricos da Ciência Contábil;
  • Acompanhe professores voluntários que ajudam a milhares de alunos em todo o Brasil, participe do Fórum Contábeis no (https://www.contabeis.com.br/forum/).
  • Clique no endereço www.blogcontabilizando.com e tenha acesso aos conteúdos e questões do CFC que ajudarão você nessa caminhada, baixe gratuitamente as apostilas no Blog Contabilizando.
  • Por fim, tenha motivação, comprometimento e disciplina, além de muita calma e paciência na hora da realização da prova.

Boa sorte!

Wellington Dantas, Contador, Especialista em Docência do Ensino Superior, Pós Graduando em Controladoria e Finanças, Mestrando em Contabilidade pela Fucape Business School, Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, Faculdade São Francisco de Juazeiro e Anhanguera Educacional, idealizador do Blog Contabilizando: blogcontabilizando.com.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.