x

Curso Superior e a Prática Trabalhista.

No início do curso superior, o candidato vislumbra um oceano de oportunidades. Faz muitos projetos para seu futuro, orientado pelo entusiasmo do início dos estudos na faculdade, porém a prática se difere muito da teoria.

23/01/2014 13:31

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Curso Superior e a Prática Trabalhista.

Com o passar do tempo, vemos que aquele oceano de oportunidades acaba ficando ainda maior. Começamos a aprender na teoria algumas informações que ás vezes nem imaginávamos, nos tornamos pessoas melhores, com mais informação e autonomia para tomar certas decisões.

Quando chegamos ao final do curso, pensamos que estamos prontos para os desafios do mercado de trabalho, pois agora somos formados em determinada área. Vã ilusão.

A teoria que aprendemos não passa de meras informações que na verdade, se diferem muito da prática, aliás, perdemos tempo aprendemos muita coisa que poderia ser deixada de lado, pois o que precisamos aprender não é ensinado em nosso curso superior.

A experiência profissional hoje é muito mais valorizada do que o curso superior, haja vista que a faculdade não ensina o essencial, a trabalhar.

O curso de Ciências Contábeis é um exemplo claro disso. Vários recém formados não conseguem abrir seu escritório e trabalhar por conta própria, pois falta o mais importante, saber as rotinas e obrigações que o contador deve fazer mensalmente.

Sorte das pessoas que, enquanto estudavam, tiveram oportunidade de trabalhar na área. Assim pelo menos uma noção terá no momento em que tentar passar de empregado para dono de seu próprio negócio.

Se eu pudesse dar um conselho a todos os estudantes de Ciências Contábeis, seria para focar mais no trabalho. A teoria servirá primordialmente para passar no exame de suficiência, porém não adiantará muita coisa para o dia-dia.

Quem tiver a oportunidade, que trabalhe com afinco, com interesse e tente ser mais do que um mero empregado ou estagiário, veja no seu trabalho uma grande oportunidade de crescimento profissional e pessoal. Temos que fazer o possível para alcançarmos o sucesso, porém tudo começa ´´por baixo``.

Tudo que conquistamos sem esforço não teremos o devido valor no momento da conquista. Tudo que conseguimos com suor e esforço, certamente nos dará muito mais alegria, pois o verdadeiro sucesso vem seguido de grandes sacrifícios.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.