x

Reduza custos e ganhe tempo no seu Escritório Contábil, um caso prático!

Em tempos onde os escritórios não conseguem aumentar o valor dos honorários e a falta de tempo é predominante, é necessário buscar alternativas para equacionar estes problemas e ganhar fôlego, e para isso vejo uma única solução: Terceirizar!

27/01/2014 10:11:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Reduza custos e ganhe tempo no seu Escritório Contábil, um caso prático!

Em tempos onde os escritórios não conseguem aumentar o valor dos honorários e a falta de tempo é predominante, é necessário buscar alternativas para equacionar estes problemas e ganhar fôlego, e para isso vejo uma única solução: Terceirizar!

Mas terceirizar o que?

A Contabilidade? Não, de forma alguma este é o serviço principal, de modo algum pensar em repassar a terceiros, salvo quando o escritório capta um cliente que nunca teve registrado a sua movimentação e precisa deixá-la em dia com urgência. Portanto a Contabilidade não é para terceirizar.

Então devo terceirizar o setor Fiscal? Bem, é um gerador de multas quando não observado com cuidado, além do que é tem que andar justo com a Contabilidade! Ao menos na minha visão, não é possível separar um do outro, tem que estar fechados!

O setor Fiscal é estratégico por conhecer a legislação, reduzir a carga tributária e diminuir o custo do cliente.

Ou seja você mantem foco no seu objetivo que é fazer a Contabilidade, gerar informações relevantes, criar e apresentar controles e analisar a carga trituária do seu cliente.

Mas e a Folha de Pagamento? Sim, com toda a certeza você pode terceirizá-la!

As rotinas da folha são importantes, são essenciais, mas não estratégicas quando o seu escritório vai negociar honorários e calcular o custo das próprias operações.

Em cima da Contabilidade você pode gerar relatórios, fazer um paralelo com o financeiro, apresentar planilhas, etc. Com a contabilidade você pode demonstrar o impacto da folha de pagamento nos negócios.

Usar as informações advindas da folha de pagamento pode sim gerar valor ao escritório contábil, mas executar a folha toma tempo, gera preocupação, envolve mão de obra, que tem quer ser cada vez mais especialidade, ainda mais em tempos de e-scocial.

Quanto as rotinas da Folha de Pagamento, ao terceirizar você troca um custo fixo por um custo variável. Reduz custos com INSS, FGTS, férias e décimo terceiro necessários quanto se tem uma pessoa ou equipe destinada ao setor.

Outra vantagem é que você terá mais tempo para se aproximar de seus clientes, ao invés de ficar alguns dias do mês focado na folha, será possível usá-los para realizar um trabalho melhor na contabilidade e no fiscal, apresentando este resultado ao cliente.

Outra vantagem maior ainda é estar contratando uma empresa especializada no assunto, que domina todas as rotinas, que vive no dia a dia esta rotina. E você fica despreocupado com rotinas de admissão, rotinas mensais, rescisões, envios de arquivos, e-social, cálcilos de inss, sefip, rais, dirf, etc.

Este material aqui tráz muitas explicações: http://pt.slideshare.net/FolhaEficaz/terceirizao-da-folha-de-pagamento

 

No Brasil encontrei algumas opções de empresas que fazem este trabalho.

Mas posso escrever aqui da minha experiência quanto a usuário da empresa que me atende neste sentido, vejam a página no Facebook: 

https://www.facebook.com/eficazfti


Site: www.folhaeficaz.com.br

No meu caso tenho tempo para realizar as atividades que mencionei, não tenho custos fixos e tão pouco stress com as rotinas de folha.

Nestes tempos de mudança sempre trago aqui novidades, ideias e posicionamentos que possam fazer a diferença para escritórios contábeis. somos colegas de profissão e tudo que possa ser realizado pela valorização da nossa classe e evolução dos nossos escritórios deve ser divulgado.

Bem, pessoal fica a dica!

Um abraço a todos!

Alexandre Ferrão

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.