x

Auditoria da Folha de Pagamento

São muitos detalhes a serem cumpridos desde a admissão, passando pelas rotinas mensais e chegando quando necessário a rescisão do contrato trabalhista. CAGED, RAIS, SEFIP, INSS, FGTS, DIRF, IRRF, formam o emaranhado...

10/03/2014 09:47:46

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Auditoria da Folha de Pagamento

Muito ouvimos falar em auditoria e muitos empresários julgam somente ser necessário para grandes empresas como sociedades anônimas e empresas globais.

Em termos contábeis e fiscais concordo que processos de auditoria se encaixam nesta realidade, mas em termos de folha de pagamento a questão é outra.

Não existem facilidades como o simples nacional, para o processamento da folha de pagamento.

Aliás, até poderão existir em determinado tempo um recolhimento único dos impostos a forma e semelhança do que é hoje o simples nacional, mas isso não eliminará todas as regras que envolvem a manutenção de um funcionário mensalmente.

E todo esse volume de regras, muitas excessivas e com entendimento dúbio, leva a erros que ocorrem por mero descuido ou desatualização em relação a legislação.

Além disso, outro problema gerado é o número de processos trabalhistas existentes na justiça do trabalho, o que onera em muito as empresas, pois envolve o trabalho de advogados, tempo do preposto, entre outros gastos.

Somente estes dois motivos acima já seriam suficientes para uma empresa investir em uma auditoria da folha de pagamento.

Mas podemos ir além com outros motivos pois, independente do porte da empresa as exigências da legislação trabalhista não faz diferença quanto ao rigor e burocracia dos procedimentos.

São muitos detalhes a serem cumpridos desde a admissão, passando pelas rotinas mensais e chegando quando necessário a rescisão do contrato trabalhista.

CAGEDRAIS, SEFIPINSSFGTSDIRFIRRF, formam o emaranhado no qual o empresário, contadores e escritórios de contabilidade são envoltos mês a mês.

Com a chegada do E-Social muitas destas obrigações serão absorvidas, mas a legislação trará novas exigências, como por exemplo, entregas praticamente  imediatas dos fatos quando estes acontecerem.

A relação entre empresas e os escritórios de contabilidade, ou empresas especializadas em folha de pagamento, mudará, a sincronia e a especialização devem ser maiores.

Mas o que envolve a auditoria da folha de pagamento?

Vamos os itens:

1 – Revisão de todos os documentos exigidos pelo Ministério do Trabalho;

2 – Revisão de todos documentos exigidos pelo INSS;

3 – Revisão e criação de controles internos preventivos;

4 – Prevenção de passivos perante impostos: INSS, FGTS, IRRF;

5 – Análise de todas as rotinas evitando erros para o envio do E-Social.

Os resultados práticos de uma auditoria da folha de pagamento são:

1 – Minimização do riscos de multas;

2 – Minimização de reclamatórias trabalhistas;

3 – Evita furtos, desvios, pagamentos indevidos e outras irregularidades;

4 – Diminuição de erros e prejuízos das rotinas auditadas;

5 – Prevenção e melhoria da atividade de administração dos funcionários da empresa.

Prevenção a possíveis processos trabalhistas: esta é a principal vantagem da auditoria da folha.

Meu nome é Eder Silveira, sou empresário, criador da Eficaz, empresa especializada em Gestão da Folha de Pagamento e trarei aqui algumas matérias tratando sobre folha de pagamento principalmente neste momento de implantação do E-Social.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.