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A dura tarefa de definir o valor do honorário contábil

A garantia do sucesso empresarial certamente passa pela habilidade e conhecimento das técnicas da precificação.

11/03/2014 07:38:51

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A dura tarefa de definir o valor do honorário contábil

Atribuir valor aos serviços de contabilidade é uma tarefa tão difícil quanto precificar qualquer outro serviço ou mercadoria. Sabemos que alguns setores da economia já desenvolveram metodologias que contribuem significativamente para tornar a tarefa menos árdua, mas ela continua dando muito trabalho.

Este know-how deve ser desenvolvido desde cedo para que se torne uma atividade corriqueira e não um martírio, como é rotina para muitos profissionais. Tenho observado, e também contribuído, com muita alegria, com alunos do curso de Ciências Contábeis de todo o Brasil que estão tratando da precificação dos serviços contábeis em seus trabalhos de conclusão de curso (TCC). Conhecer este desafio com antecedência é oportuno para se preparar de forma correta, pois mais tarde o tempo e a energia para o aperfeiçoamento poderão faltar.

Para formar o preço de venda devemos optar por um dos três enfoques descritos abaixo, mas alternativamente e com maior precisão os três podem ser aplicados conjuntamente: custo, concorrência e valor percebido pelo cliente. Explico de forma bastante condensada o conceito de cada um deles.

Custo: quando se considera apenas os custos envolvidos e acresce a margem de lucro esperada. Isto pode garantir o lucro, mas não a venda;

Concorrência: para definir o preço de venda leva em consideração apenas o valor praticado pela concorrência. É o método mais simples, de baixo custo e exige pouco tempo. Assegura a venda, mas o lucro é desconhecido;

Valor percebido pelo cliente: busca-se identificar os valores que o cliente enxerga e reconhece no serviço. Com base nesta informação é que se define o preço de venda. É a metodologia mais complexa, exige muito tempo e é difícil de ser implantada, mas certamente é a que pode apresentar melhor retorno financeiro, acompanhado da satisfação do cliente.

Mas afinal, qual é o melhor e mais seguro dos três enfoques? Qualquer um deles aplicado individualmente não garantirá excelentes vendas e lucratividade. Portanto, aplique os três conceitos conjuntamente e o resultado surgirá com maior segurança.

Vale a pena se aprofundar no estudo da precificação.

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