x

Os desafios do eSocial

O eSocial passou a ser o assunto principal nas conversas da área trabalhista, muitas empresas e profissionais da área estão preocupados com as exigências, prazos e custos que essa demanda poderá gerar.

30/04/2014 08:11:32

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Os desafios do eSocial

O eSocial passou a ser o assunto principal nas conversas da área trabalhista, muitas empresas e profissionais da área estão preocupados com as exigências, prazos e custos que essa demanda poderá gerar.

Mas precisamos ver o eSocial também como uma ótima oportunidade de alinharmos as informações trabalhistas das empresas, o eSocial não pretende exigir nenhuma informação que já não seja do cotidiano trabalhista.


De imediato para atender o eSocial será necessário:
- Ter mão de obra qualificada com bons profissionais na área trabalhista;
- Investimento em treinamento para atender a rotina de envios do eSocial;
- Ter software apropriado para envio das informações;
- Maior exigência e controle das informações cadastrais dos funcionários;
- Mudança de rotina dentro do departamento pessoal.
Cerca de 70% das informações do eSocial serão da área trabalhista, porém, na fase de implantação será fundamental obter informações de outros setores como o fiscal, jurídico e medicina do trabalho.

E os escritórios de contabilidade
Será essencial mudar a forma de se comunicar com os seus clientes, disponibilizando canais de envio imediato de informações para atender os eventos tempestivos, como por exemplo, a admissão de um funcionário que tem que ser comunicado antes da assinatura da carteira de trabalho.
O ideal é a empresa ter um ambiente web para receber as informações onde será possível exigir o preenchimento dos dados em um formulário, assim o escritório receberá a informação completa e não estará usando somente o email onde o cliente pode enviar informações incompletas gerando retrabalho e até atraso no cumprimento das tarefas.

E a terceirização?
A terceirização da folha de pagamento é uma estratégia que tem sido adotada pelas empresas e também por escritórios de contabilidade, e agora com o eSocial, tal estratégia pode ser fundamental.

É importante que o fornecedor dessa solução ofereça ao cliente mecanismos online para comunicação e também faça o ajuste da estrutura lógica, organizando os arquivos do cliente, uma solução é a utilização de um drive nas “nuvens” como o Google drive por exemplo, onde o fornecedor poderá compartilhar com o cliente as pastas e documentos em pdf que são enviados mensalmente.

Como vocês podem ver o eSocial será um desafio sim, mas também possibilitará que as empresas e escritórios de contabilidade tenham suas informações trabalhistas organizadas, adequadas e dentro das leis trabalhistas.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.