x

MEI Dicas para planejar o crescimento

O MEI criou a oportunidade de diversos empreendedores informais a regularizar o seu negócio, por lei não são obrigados a ter a contabilidade formal, o que não quer dizer que tenham que fazer de qualquer jeito.

20/05/2014 11:04:14

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
MEI Dicas para planejar o crescimento

O MEI criou a oportunidade de diversos empreeendedores informais a regularizar o seu negócio, por lei não são obrigados a ter a contabilidade formal, o que não quer dizer que tenham que fazer de qualquer jeito.

Acompanho diversos Microempreendedoras, que me procuram já com o intuito de saber os reflexos de quando a empresa crescer e, particularmente, sinto orgulho de acompanhar o crescimento dessas empresas.

Para que isso ocorra sem grandes traumas é importante que a microempreendora conheça alguns pontos que serão cruciais para o seu negócio, pois poderá afetará diretamente seu preço de venda, seus custos e margem de lucro.

1)    Registro de Funcionários: No MEI é permitido o registro de um funcionário, nesta etapa é importante conhecer a qual sindicato a empresa e empregados estará enquadrado, bem como as exigências da convenção coletiva (muitos deixam disponiveis no site);

2)    Faturamento: O MEI tem o limite anual de R$ 60 mil, é importante acompanhar as receitas para evitar surpresas, havendo o estouro até R$ 72 mil o desenquadramento valerá para o próximo ano e ultrapassando esse valor deverá retroagir o exercicio em curso.

3)    Impostos sobre faturamento: Uma ação natural do MEI é ser alterada para o Simples Nacional, a empreendedora deve saber como a apuração dos impostos e como serão as mudanças de faixas em casa fase, como regra geral:

  • Prestador de serviços iniciará com 6%
  • Atividade industrial iniciará com 4,5%
  • Atividade comercial iniciará com 4%.

 

4)    Notas Fiscais: No MEI algumas operações são opcionais (não é uma regra em todos os Estados e Municipios), ao deixar essa opção passa a ser obrigatória em todas as operações, podendo haver necessidade de solicitação especial em cada órgão.

5)    Pro labore (INSS) : Ao deixar o MEI, para manter a contribuição do INSS será necessário formalizar a retirada de pro labore, o valor será fixado pela empresária e o recolhimento de INSS corresponderá a 11% do valor. Além de IRRF se ultrapassar a tabela progressiva. (Para 2014 até 1787,77 é isento)

6)    Contabilidade: O registro de operações contábeis passa a ser obrigatório e cabe à empreendedora buscar o máximo de informações da contabilidade para gerir o seu negócio, não deixe que essa exigência seja apenas para o fisco, nem que isso seja empecilho para o seu negócio crescer.

Em qualquer etapa, seja formalizando o MEI como migrando para outras opções, faça sempre o planejamento prévio, mimizar os riscos é sempre o melhor remédio, na dúvida procure um profissional habilitado.

Heloisa Motoki é Diretora Adm/Fin da Rede Mulher Empreendedora, sócia fundadora da Quali Contábil (www.qualicontabil.com.br) e Consultora Especial no site Fórum Contábeis (https://www.contabeis.com.br/usuarios/102860/heloisa-motoki/).  Com formação em MBA em Controladoria, Graduada em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade, participante do programa de Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs – 10.000 mulheres. Há 16 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo 



 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.