x

MVA aplicado na substituição tributaria de alguns sofrerá reajuste

A margem de valor agregado (MVA) é um dos elementos que compõe a base de cálculo

13/06/2014 09:53:47

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
MVA aplicado na substituição tributaria de alguns sofrerá reajuste

A partir do dia 1º de junho, o percentual do MVA (margem de valor agregado), sofrerá um reajuste de 38% sobre a substituição tributária nas saídas de tintas, vernizes e outros produtos da indústria química produzidos no território paulista.

A decisão foi anunciada pela Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo por meio da portaria CAT 52/2014, publicada no Diário Oficial do Estado no último dia 30 de abril deste ano.

Segundo o presidente-executivo da ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), Dilson Ferreira, foram apresentados estudos feitos em conjunto com o SITIVESP (Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo) com o objetivo de recorrer a uma eventual oneração excessiva da indústria de tintas.

“A partir de agora, as associações representativas do nosso setor contratarão pesquisas de preços, que orientarão a revisão periódica dos MVAs do Estado de São Paulo e poderão aumentá-los ou diminuí-los, refletindo as margens efetivamente praticadas pelos revendedores”, aponta Ferreira.

Entenda como funciona o MVA

A margem de valor agregado é um dos elementos que compõe a base de cálculo é fixada na legislação por percentuais, que estão listados no Regulamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (RICMS).

Como o valor é padronizado nacionalmente, determinado produto possui a mesma alíquota de MVA, independente da Unidade Federada em que ocorre a operação ou o recebimento da mercadoria.

Já mercadorias adquiridas em operação interestadual - que ocorre entre dois ou mais estados unidos por uma federação - são tributadas pela alíquota de 12%. Porém, se a mesma operação for realizada dentro do Estado, esse percentual sobe para 18%.

Como o valor do imposto compõe a sua própria base de cálculo, o preço de partida para o cálculo da substituição tributária reflete um desequilíbrio entre as duas alíquotas e o preço final da mercadoria.

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.