Foi-se o tempo que as tarefas do Departamento Pessoal se resumiam em controlar a documentação dos trabalhadores, calcular a folha e emitir as guias de recolhimento.
No dia a dia dos escritórios de contabilidade esse setor passou a ser um vilão devido aos transtornos e dores de cabeça que acabam gerando, é um setor sensível e se não for bem executado acaba criando transtornos na relação cliente x escritório.
O serviço principal do escritório é a contabilidade, essa é a atividade fim que gerou a ação de criar o escritório, nessa área geralmente o próprio responsável se envolve diretamente nas operações, a área fiscal está muito integrada na contabilidade e ter conhecimento da legislação permite ao escritório orientar o seu cliente sobre a correta carga tributária e assim diminuir seus custos.
A área trabalhista acaba fazendo parte das tarefas do escritório mas não está diretamente ligada a contabilidade e fiscal e normalmente não é o motivo de o cliente ter procurado o escritório. Quantas vezes um cliente procurou o seu escritório para fazer apenas o departamento pessoal sem lhe passar também a contabilidade?
Principais dificuldades:
- Rotatividade: encontrar bons profissionais não é fácil e fica ainda pior quando o escritório não consegue ter estabilidade pois precisa estar contratando e treinando frequentemente;
- Empresas com setor de Recursos Humanos: o profissional tende a escolher as empresas que possuem setor de recursos humanos por oferecerem salários maiores, plano de carreira e investimentos em treinamento;
- Assiduidade: se o escritório tiver apenas um funcionário para o departamento pessoal e este faltar o serviço terá que ser substituído por outro funcionário mesmo se este não dominar a área;
- Custos com treinamento: o ideal seria o escritório ter condições de investir em treinamentos mas além dos custos existe o risco de perder o funcionário e ter que recomeçar o processo de admitir e treinar novamente;
- Perda de produção: as redes sociais acabam tirando a produtividade dos funcionários e não adianta bloquear o acesso a internet apenas, pois está presente nos celulares, tablets, etc;
- Perda de clientes: se a folha de pagamento estiver com problemas inevitavelmente irá gerar transtornos com o cliente, esse transtorno pode tornar inviável a continuidade do contrato e o cliente romper com o escritório.
O que fazer?
Existe algumas alternativas para o escritório superar essas dificuldades e melhorar o seu departamento pessoal:
- Mudança na política de treinamentos: ao invés de pagar treinamentos externos onde o funcionário irá aprender fora do escritório, investir em material que possa ficar no escritório, material em vídeo, livros, etc e criar uma política interna para que o funcionário tenha que dedicar algumas horas por semana para estudar;
- Salário e bônus por produção: oferecer salário e/ou bônus que complementem o salário e que permita ao funcionário uma remuneração acima da concorrência;
- Terceirização da folha: provavelmente a solução mais barata e também com maior assertividade onde o escritório delega a operação dos processos da sua folha de pagamento para especialistas e assegura o cumprimento de prazos, resultados e redução de custos para o escritório.
As rotinas trabalhistas são importantes, são essenciais mas não são estratégicas para o escritório crescer.
Nesse momento em que os escritórios estão sobrecarregados de obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas é necessário pensar em alternativas que possam gerar mais fôlego para o negócio.
E você também passa dificuldades com a área trabalhista? Deixe a sua opinião nos comentários.