x

Você sabe realmente o que é a Auditoria e o que ela faz?

Trata do conceito de auditoria, qual seu objetivo e forma de atuação. Esclarece as funções de uma auditoria e sua importância para as empresas.

04/07/2014 14:08:12

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Você sabe realmente o que é a Auditoria e o que ela faz?

auditoria

 

Qual O Significado Do Termo Auditoria?

 

Bem, se você é do ramo contábil ou afins já deve ter se deparado inúmeras vezes com o termo auditoria e este deve ser comum a você no dia a dia profissional. Mas, se não é do ramo e talvez totalmente leigo no assunto (talvez apenas um curioso), o termo pode lhe causar confusão e dúvida.

Mas afinal o que é Auditoria e o que faz?

Para entender melhor é necessário que se entenda primeiramente de onde surgiu o termoauditoria ou auditor. Acho melhor trazer o que diz Willian Attie em seu livro Auditoria – Conceitos e Aplicações (2010). Diz ele:

“A origem do termo auditor em português, muito embora perfeitamente representado pela origem latina (aquele que ouve, o ouvinte), na realidade provém da palavra inglesa to audit (examinar, ajustar, corrigir, certificar).

Então, conforme a descrição acima podemos entender nesse primeiro momento que a Auditoria tem algo a ver com examinar alguma coisa, certificar algo. Mas o que se seria que a Auditoria ou o Auditor se propõe a examinar?

 

Auditoria É Uma Especialização Da Ciência Contábil (E Uma Das Mais Importantes!)

 

Primeiramente devemos saber que a auditoria é uma especialização dentro da ciência contábil, que é a ciência que estuda, registra e interpreta os fatos e fenômenos que  alteram o patrimônio de uma empresa.

Usando a lógica, se a contabilidade registra todos os acontecimentos que afetam o patrimônio de uma empresa e a auditoria provém da contabilidade e existe para examinar ou certificar algo, podemos facilmente concluir que o papel da auditoria é o de examinar e certificar a veracidade dos registros efetuados pela contabilidade.

Na verdade não só os registros efetuados pela contabilidade são examinados pela auditoria mas também todos os fatos e operações que ocorrem na empresa que convergem na  contabilidade.

Podemos deixar mais claro tudo o que estamos tratando aqui através de um exemplo que ocorre na maioria das empresas. Toda empresa têm ou precisa ter um setor responsável por todas transações financeiras como pagamentos e recebimentos diversos que chamamos Setor Financeiro. Ele é o responsável por administrar da melhor maneira possível os recursos da organização.

 

Um Exemplo Prático Sobre O Objetivo Da Auditoria Em Uma Empresa

 

Em um dado momento a empresa vai adquirindo produtos de fornecedores X, Y e Z e muitas vezes a prazo. Esse saldo a prazo que vai acumulando a contabilidade irá registrar como um “Passivo“, ou seja, uma obrigação a pagar da empresa, já que as compras foram feitas à prazo. Dependendo do tamanho ou tipo de atividade da empresa, o  volume de transações existentes vai ser significativo abrindo-se brecha para erros, intencionais ou não, que podem prejudicar a saúde financeira da empresa.

Entende?

Está ficando claro onde existe uma lacuna para a atuação da auditoria? Nesse nosso exemplo a auditoria terá o papel de examinar as operações de compra e pagamento de produtos dos fornecedores, bem como os registros contábeis originados dessas transações. A Auditoria terá o objetivo principal de examinar se os saldos a pagar registrados na contabilidade refletem fielmente as transações da empresa efetuadas com os fornecedores.

Ok, a contabilidade é um setor dentro da empresa (ou um escritório terceirizado) que faz todos esses registros de que estamos tratando, mas e a auditoria? Quem realiza a auditoria em/de uma empresa?

 

Os Dois Tipos De Auditoria Existentes: Interna E Externa

 

Para entendermos mais claramente a atuação da auditoria precisamos conhecer os conceitos dos seus dois tipos: a Auditoria Externa e a Auditoria Interna.

A Auditoria Externa de uma empresa é realizada por auditores terceirizados que tem por objetivo atestar a legitimidade dos dados patrimoniais e financeiros apresentados no balanço da entidade.  Já a Auditoria Interna é realizada por auditores que são funcionários da própria empresa e o objetivo é o de verificar o nível de segurança dos processos internos.

O mais importante é entendermos que a auditoria não é uma fiscalizadora e sim um parceiro da empresa, pois seu objetivo não é o de “caçar” culpados mas o de acompanhar se os processos, controles e dados estão sendo tratados da forma como deveriam, ou seja, o objetivo de uma auditoria é conduzir a empresa pelo caminho mais correto afim de atingir a eficiência profissional ao mesmo tempo que cumpre com as normas específicas.

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.