x

Registro de ponto invariável condena empresa em reclamatória trabalhista

O hábito de registrar ponto fixo no livro ponto pode causar problemas trabalhistas as empresas.

07/07/2014 08:09:29

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Registro de ponto invariável condena empresa em reclamatória trabalhista

As empresas precisam ficar atentas ao registro de ponto dos seus funcionários, em registros manuais como por exemplo o livro ponto, facilita um hábito de o funcionário realizar o registro sem variação, de forma uniforme, porém esse registro em uma causa trabalhista poderá ser considerado uma fraude.

Recentemente o Tribumal Superior do Trabalho (TST) reconheceu o direito a horas extras de um vendedor da Ambev que entrou na justiça cobrando o pagamento. Anteriormente o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) havia negado o recurso por entender que o vendedor deveria ter produzido provas para questionar a idoniedade dos cartões pontos apresentados pela Ambev.

Mas o relator do recurso, o ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, esclareceu o entendimento do TST e concluiu que deveria ser inválida a prova apresentada pela empresa e apresentou a jurisprudência pacificada do TST (Súmula 338, item III) onde diz que "a apresentação de cartões de ponto com horários uniformes autoriza a inversão do ônus da prova, devendo, nesse caso, prevalecer a jornada de trabalho declarada na petição inicial". A Quinta Turma, então, modificou a decisão regional, considerando que não estava em conformidade com o que dispõe a Súmula 338".

Portanto, as empresas deverão ficar atentas aos registros dos funcionários e orientarem a realizar o registro fiel de acordo com o horário de registro, e também cobrar que o registro seja diário.

Vale também considerar o uso de relógios mecânicos ou eletrônicos cuja a marcação ocorre de forma automática.



Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.