x

Temos tempo para o eSocial mas precisamos começar agora!

A definição do cronograma indica um período de 12 meses até a obrigatoriedade, mas precisamos aproveitar esse tempo e começar agora.

30/07/2014 11:22:36

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Temos tempo para o eSocial mas precisamos começar agora!

Nas palestras e apresentações que tenho realizado sobre a importância do eSocial quando conversamos sobre o cronograma da obrigatoriedade tenho percebido uma expressão quase de alívio dos participantes quando informo que a obrigatoriedade será em seis meses após a liberação do webservice que por sua vez será liberado após seis meses da publicação do layout, temos então um período de aproximadamente 12 meses.

É compreensível o alívio após a informação, porém, esse prazo é muito curto se não começarmos a agir agora, aproveitando esse período para criar cronogramas, ações e acompanhamentos, se as empresas não começarem a agir correm sérios riscos de não estarem preparadas quando começar a obrigatoriedade.

Estamos indicando para as empresas a implantação em 5 passos para o eSocial:

- Sensibilizar os líderes sobre as mudanças;

- Diagnóstico de não conformidades;

- Definição de prioridades;

- Plano de ação;

- Checagem

Nas próximas semanas publicarei artigos com a explicação de cada um desses itens com o objetivo de indicar um “norte” para as empresas realizarem a implantação.

Nesse momento de incertezas e insegurança, nada melhor que estruturarmos um cronograma com os passos necessários e começarmos a informar nossos clientes empresários sobre a importância e impacto que essa rotina irá trazer.

Mas isso é assunto para a próxima semana no item “Sensibilizar os líderes sobre as mudanças”.

Participe nos comentários, deixa sua opinião.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.