x

Franquia pode ser a chance de empreender sem se sacrificar

Cada vez mais, o desejo do brasileiro em empreender cresce. E com isso surgem as dificuldades de um novo negócio.

30/07/2014 16:11:25

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Franquia pode ser a chance de empreender sem se sacrificar

Cada vez mais, o desejo do brasileiro em empreender cresce. De acordo com a Endeavor, no Brasil cerca de 75% das pessoas prefeririam ter seu próprio negócio a ser funcionário de uma empresa. E mais, 52% dos entrevistados preveem empreender num prazo de 5 anos.

Entretanto, há diversas dificuldades ao iniciar um negócio do zero. Dedicação, tempo ou insegurança financeira são alguns dos motivos que levam o empreendedor a desistir do seu sonho.

Mesmo assim, existem aqueles que perseveram, e mesmo sob a sombra das dificuldades continuam com seu objetivo. Nem que para isso mantenha jornada dupla de trabalho.

É uma tendência o profissional se manter em seu emprego formal, que lhe garante certa estabilidade financeira, e fora do expediente investir esforços em sua própria empresa. Afinal, o lapso temporal da fundação até a o retorno lucrativo da empresa não é do dia pra noite, e a necessidade de um respaldo financeiro se faz necessário.

Por esse motivo, diante da segurança financeira do emprego e o desejo de empreender muitas pessoas optam por investir em franquias. Até porque possui um lapso menor – e mais certo – do retorno financeiro.

Além disso, uma pesquisa realizada pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) aponta que enquanto 80% das micro e pequenas empresas fecham as portas nos cincos primeiros anos. No mercado de franquias o percentual é de 15%. Ainda, no primeiro ano, a perspectiva de fechamento é de 30% para novos empreendimentos - 10 vezes mais aos fechamentos de franquia.

O resultado da pesquisa demonstra que, diante das dificuldades de iniciar um novo negócio, o investimento em franquias pode ser uma alternativa para conseguir a independência profissional. E os profissionais estão de olho nisso.

Exemplo disso foi a ABF Expo 2014, maior feira de franquias e que recebeu mais de 60 mil visitantes nos quatro dias de feira. Por serem modelos de negócios formatados, testados e consolidados, essa passa a ser uma ótima oportunidade pra quem deseja empreender.

Portanto, aos interessados em iniciar um empreendimento, uma ótima dica para alcançar seu objetivo de independência profissional, e sem se sacrificar, é investir em franquias. Com isso, é possível aumentar as chances do sucesso, sem andar pelo caminho das pedras.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.