x

O uso de planilhas eletrônicas na economia doméstica.

Como as planilhas eletrônicas podem ser úteis na administração financeira doméstica.

04/08/2014 08:15:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O uso de planilhas eletrônicas na economia doméstica.

O uso de planilhas eletrônicas na economia doméstica.

A Confederação Nacional do Comércio divulgou recentemente sua pesquisa anual sobre o perfil de endividamento das famílias brasileiras: a PEIC. Nesta, se pode constatar que a maiores fontes de inadimplência dos grupos familiares se encontram nos produtos financeiros, como o cartão de crédito e o cheque especial.

Diante dessa constatação se poderiam aventar diversas teorias sobre a causa desse cenário, como o aumento das taxas de juros. Mas, o principal objetivo desse estudo é apresentar uma ferramenta para auxiliar aos grupos familiares na tarefa de manter suas contas domesticas equilibradas.

Durante gerações sempre se soube que o meio mais eficaz de manter suas demandas financeiras em ordem é, usando uma expressão muito conhecida, colocar tudo “na ponta do lápis”. O mundo moderno, com suas parafernálias tecnológicas, oferece diversas soluções que podem auxiliar ao gestor doméstico em suas atribuições.

O mundo empresarial já conhece a qualidade das informações financeiras obtidas com o uso de ferramentas eletrônicas, como planilhas, para o controle e gerenciamento de contas. As famílias, devido a possuírem as mesmas necessidades de gerenciamento financeiro de uma empresa, se bem que de forma mais simplificada, podem também se beneficiar dessas soluções.

Em qualquer dispositivo de computação, como um computador de mesa ou portátil, é possível montar uma planilha personalizada em aplicativo de planilhas ou, até mesmo, localizar na rede mundial de computadores, modelos de acordo com suas necessidades. De posse desse instrumento, basta que suas informações financeiras, como rendimentos e principais despesas sejam lançadas. Normalmente, a planilha informa o quanto cada despesa consome percentualmente montante dos rendimentos, o que permite ao usuário traçar estratégias a fim de sanar as carências encontradas.

Convém ressaltar que o uso de uma planilha de controle não soluciona os problemas financeiros, apenas oferece informações detalhadas de como os recursos financeiros do grupo familiar estão sendo consumidos e quais tipos de despesas têm que ser revistas para evitar um possível endividamento futuro.

Em última análise, uma ferramenta eletrônica permite ao seu usuário controle sobre suas despesas e lhe oferece suporte para a tomada de decisões, haja visto que ela pode orientar o usuário no momento de se decidir entre os juros do cheque especial ou de um empréstimo ou, ainda, que tipo de despesa poderia ser cortada.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.