x

Você já aprendeu alguma coisa hoje?

Ao conceituar o Potencial Mental de um Ser Humano, que estabelece uma cota de conhecimento a ser absorvido por dia, o psicólogo norte-americano Abraham Maslow (1908-1970) revelou a todos uma dramática percepção da importância do ...

18/08/2014 10:13

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Você já aprendeu alguma coisa hoje?

Ao conceituar o Potencial Mental de um Ser Humano, que estabelece uma cota de conhecimento a ser absorvido por dia, o psicólogo norte-americano Abraham Maslow (1908-1970) revelou a todos uma dramática percepção da importância do aprendizado constante. Se uma pessoa passa um dia sequer  de sua vida sem nada aprender, não há como recuperar essa perda.

A partir deste aspecto fica mais fácil compreender como a tecnologia, ao se desenvolver sem parar, ano após ano, tornou fundamental a educação continuada. Neste cenário, insere-se o universo tributário, no qual têm sido colhidos resultados significativos  com o incremento na utilização de ferramentas e processos produtivos em ambiente digital.

Assim, interagir de forma estratégica é uma maneira de se buscar um diferencial competitivo. A melhoria dos resultados obtidos por estas atividades certamente surgirá,  seja por meio da otimização dos custos tributários, ou pela minimização dos riscos fiscais.

Extremamente dinâmica,  a área tecnológica está sob o risco constante de novas ameaças. Por isso, é fundamental aos empresários atualizarem-se constantemente, nunca deixando que a soberba e o excesso de autoconfiança destruam o que já foi trabalhosamente construído, como a boa reputação da companhia entre seus pares e a sociedade em geral. Aí é que está o problema: quantos profissionais, de fato, estudam todos os dias, se especializam, obtêm certificações e progridem?

O empreendedorismo tributário na gestão do conhecimento empresarial deve capacitar ao máximo os participantes a não somente compreender, mas, principalmente, a interagir com o ambiente tributário em que estiverem inseridos. Deve proporcionar, portanto,  a construção do autoconhecimento, baseando-se em técnicas que viabilizem uma intensa interação entre a teoria e a prática. 

Não perder sua cota diária de conhecimento é o grande "segredo" na busca por oportunidades geradas pelo empreendedorismo tributário, segundo o sincero ponto de vista de um professor que há anos sempre aprende algo inédito com suas novas turmas.

(*) Edgar Madruga é professor e coordenador do MBA em Contabilidade e Direito Tributário do IPOG.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.