x

Aliança ou Parcerias nas empresas? O que é mais funcional?

Colaboração entre departamentos é reconhecidamente fundamental para o alcance das metas das empresas. Abaixo alguns pontos determinantes na escolha da parceria ou aliança:

29/08/2014 08:22

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Aliança ou Parcerias nas empresas? O que é mais funcional?

Os princípios da ALIANÇA permitem a construção de uma sólida relação entre grupos e departamentos que possuam diferentes agendas, interesses ou objetivos mas que, contudo, devem gerar um resultado comum e favorável à todos. Com isso podemos quebras barreiras que impedem a colaboração nas empresas.

ALIANÇA requer compromisso, um senso de harmonia e unidade que talvez a PARCERIA não tenha sido capaz de criar, mas para que tudo não se resuma a uma questão de semântica, é importante traduzir as palavras em ações concretas. ALIANÇA precisa de respeito, transparencia.

A ALIANÇA abre as portas para crescimento e desenvolvimento das partes envolvidas, com o intuito de satisfazer as necessidades do mercado, para na realidade alcançar o objetivo principal: o aumento dos lucros da organização. 

Em épocas de incertezas na economia, como a atual em que vivemos, se torna a aliança corporativa uma estratégia eficaz para as empresas superarem às adversidades econômicas.

PARCERIA significa que você está disposto a deixar algumas coisas importantes não especificadas em prol da flexibilidade e devido à confiança que tem em seu parceiro. Esta pode ser a parte mais importante do ponto de vista de inovação em conjunto. 

A PARCERIA em negócios têm vulnerabilidade mútua e compartilham a tomada de riscos. Os relacionamentos comerciais com fornecedores podem ser formalizados para ter este tipo de dependência, mas normalmente eles não o fazem. Os fornecedores muitas vezes trabalham para cumprir um acordo ao pé da letra. Já os parceiros de negócios estão dispostos a fazer o que for preciso para a parceria dar certo, ou não a partir do momento que não haver mais interesse mútuo por qualquer questão...

O que voce escoheria, uma PARCERIA ou uma ALIANÇA? Eis a questão...!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.