x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Os sete pecados capitais no mundo dos negócios

É possível transpor os pecados capitais para o mundo empresarial

29/08/2014 16:06

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Os sete pecados capitais no mundo dos negócios

Com origens anteriores ao cristianismo, os sete pecados capitais foram utilizados pelo catolicismo durante a idade média como o intuito de controlar, educar, e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano.

Porém, mesmo com autor e tempo desconhecido, esses pecados ainda são úteis para nos guiar enquanto sociedade. Independente de religião e credo, esses pontos nos ensinam muito sobre temperança, prudência e justiça, oferecendo assim subsídios para uma vida melhor.

E transpondo esses conceitos para o mundo dos negócios, podemos aprender muito com isso. Claro que adaptando os conceitos, veremos a partir daqui quão relevante isso pode ser para o empresário – e consequentemente para seu negócio.

Gula

Literalmente ligado ao desejo insaciável por comida e bebidas, esse pecado pode ser considerado um pecado no mundo dos negócios no que tange o egoísmo. O bom administrador deve ser esquivar de possuir esse tipo de características. Principalmente quando o gestor tem que lidar com uma equipe.

Avareza

Esse pecado trata da pessoa que coloca o dinheiro e bens materiais acima de tudo. E apesar do objetivo do empresário seja obter lucros com seu empreendimento, esse não deve ser seu foco primordial. O empreendedor moderno deve buscar fazer aquilo que dá prazer e que o deixa motivado. O dinheiro deve ser considerado uma consequência.

Luxúria

Originalmente o pecado da lascívia, no mundo empresarial deve ter o significado de corrupção de costumes, ou a manutenção dos princípios morais e éticos sociais. Num mundo de competição acirrada, de metas e prazos sobrepostos à vida das pessoas, o empresário não pode deixar se levar pela falta de princípios básicos. Além disso, os valores da organização – baseados na ética e moral - representam como ela quer ser vista pela sociedade.

Ira

O grande empresário não deve se deixar levar por esse tipo de sentimento, que ainda envolve a vingança. O tempo e dinheiro que pode se perder buscando “pagar na mesma moeda” um adversário, concorrente ou até um funcionário é muito alto pelo retorno gerado. Portanto, é sábio dizer que é inconcebível o empresário deixar a raiva tomar conta de sua tomada de decisões.

Inveja

Um sentimento que, tal qual a ira e a vingança, muitas vezes é considerado um motivador. Mas isso é uma enganação. A inveja pode levar à comparação com os outros, sejam adversários e concorrentes, o que consequentemente pode levar a empresa a perder sua autenticidade e identidade.

Preguiça

De acordo com o filósofo Jaime Balmes “um homem com preguiça é um relógio sem corda”. E se esse homem é um empreendedor, a lógica é simples: a empresa não sobreviverá. Mais: isso vai ao encontro com a avareza, tendo em vista que só a busca pelo dinheiro e bens materiais não é suficiente para motivar o empresário.

Soberba

Esse pecado é perfeito para concluir essa lista. Principalmente porque esse pecado é muito comum em empresários com já certo sucesso e reconhecimento. E por esse motivo, acabam tornando-se excessivamente orgulhoso, arrogantes e vaidosos. Porém, a experiência e diversos casos demonstram que isso é um “tiro no pé”. Por se achar acima do bem e o mal, o empresário muitas vezes ignoram sinais para mudanças e com isso acaba perdendo tudo o que tem. E em alguns casos o tombo é alto e irreversível.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.