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Por que as empresas quebram – Parte 7: Não entender o que é Marketing

Em um mundo globalizado, conectado, onde as barreiras para a informação praticamente não existem mais, tomar decisões rápidas e precisas é essencial para o sucesso de uma empresa.

08/09/2014 10:58:07

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Por que as empresas quebram – Parte 7: Não entender o que é Marketing

Por que as empresas quebram – Parte 7: Não entender o que é Marketing

Em um mundo globalizado, conectado, onde as barreiras para a informação praticamente não existem mais, tomar decisões rápidas e precisas é essencial para o sucesso de uma empresa.

As empresas devem manter suas estruturas (processos e pessoas) flexíveis e prontas para ter uma reação imediata quando surgir uma necessidade, oportunidade ou ameaça devido ao ambiente interno ou externo.

Vamos a um exemplo de problemas internos:

Um software de gestão que permite o controle automático das vendas calcula as comissões por representante e emite os relatórios, é um processo automático. Se o sistema apresenta falha de execução ou falha no banco de dados e faz um cálculo errado teremos uma falha no processo.

Caso nesta mesma situação tenha ocorrido uma falha devido à má interpretação de um colaborador que vinculou a baixa de uma duplicata gerando crédito de comissão para o representante B enquanto deveria ter gerado para o representante A que seria o correto, temos aí uma falha caracterizada por pessoas.

Vamos a um exemplo de problemas externos:

Mas e se o problema é em relação há um fator externo, como uma nova tecnologia ou uma ação inovadora de um concorrente, que venha a criar uma nova necessidade nas pessoas que a minha empresa não consegue atender e a dele sim, como fica?

Se a sua empresa está fechada em si mesmo não observando o mercado, as tecnologias e o comportamento do consumidor e, além disso, não incentiva a inovação, com certeza perderá espaço por não ter capacidade de reação.

O mesmo vale para outro fator externo que são as políticas econômicas, que mexem com questões como valorização da moeda e câmbio, afetando diretamente as políticas de importação, exportação e a indústria interna.

Então como ter agilidade para enfrentar todo esse turbilhão que pode afetar uma empresa?

Abaixo deixo 3 (três) dicas essenciais:

  1. Fazer o Diagnóstico Empresarial;
  2. Estabelecer um Planejamento Estratégico;
  3. Entrar em ação através de um Planejamento de Marketing.

De forma prática vamos usar o segmento contábil para exemplificar:

No Diagnóstico Empresarial, detectamos que nosso escritório está perdendo clientes devido ao valor do nosso honorário, também estamos perdendo colaboradores e ocorrem muitas falhas por falta de atualização.

No Planejamento Estratégico estabelecemos que o desejo de captar 10 novos clientes por ano, que também desejamos implantar um sistema de qualidade total e que dentro de 3 (três) anos desejamos ser reconhecidos como o melhor escritório da cidade.

Primeiro iremos cruzar o que foi detectado no Diagnóstico Empresarial com o objetivo traçado no Planejamento Estratégico, assim identificamos a situação atual da empresa, onde desejamos chegar e o que está separando a realidade dos objetivos.

No Planejamento de Marketing será realizado um estudo completo do ambiente interno, do ambiente externo, dos produtos, dos serviços, da marca, identificando pontos fortes, pontos fracos, ameaças, oportunidades, vantagens e desvantagens competitivas.

Marketing irá estabelecer análises, estudos e o plano de ação para o crescimento do escritório e principalmente capacitá-lo para entrar em ação.

As pessoas confundem Marketing com propaganda, com publicidade, com fazer cartões e panfletos, e explico o motivo da confusão:

Existe o mix de marketing que é dividido em 4 “Ps”: preço, praça, produto e promoção.

É no “P” de promoção que o Marketing faz uso da publicidade e da propaganda. Então o Marketing utiliza a publicidade e a propaganda como meio de alcançar seus objetivos, e pronto!

Marketing pode ser entendido como o Mercado em Ação, traduzindo: O Marketing prepara sua empresa para enfrentar e agir no mercado agindo melhor em relação aos concorrentes, aos clientes, aos fornecedores, aos seus colaboradores, melhorando e criando produtos e serviços, cuidando do relacionamento e do posicionamento da marca da sua empresa.

É através dos estudos do Marketing que uma empresa ganha em agilidade, antecipando-se as tendências, identificando falhas e propondo soluções, ou seja, o Marketing prepara uma empresa para atuar no mercado.

Resumindo: O primeiro passo do estudo de planejamento de marketing é fazer a análise interna do ambiente e encontrar possíveis gargalos (seja nos processos ou nas pessoas) e o outro passo é análise do ambiente externo monitorando as ações dos concorrentes, alterações na legislação que podem afetar a gestão escritório, dentre outras questões. A partir disto estabelece seu Plano de Marketing.

A falta de capacidade de reação e de inovação afetam a competitividade e podem condenar a uma empresa, mas este problema tem solução, estude, pesquise e analise o mercado em que atua, faça o mesmo em outros mercados e perceberá que novas ideias e novas práticas podem ser aplicadas.

E o mais importante: faça Marketing, mas da forma correta!

Valdenir Prates - empresário contábil, diretor da Pracont – Contabilidade e Gestão                 Endereço: Av. Brasília nº 5.540, bairro Novo Mundo – Curitiba/PR. Fone:  (41) 3010-2001.                                       Site: www.pracont.com.br.                       E-mail[email protected]

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