x

Por que o leão é o mascote do Imposto de Renda?

O animal passou a ser usado como simbolo do Imposto de Renda a partir dos anos 80

10/10/2014 16:05:56

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Por que o leão é o mascote do Imposto de Renda?

Por que o leão é o mascote do Imposto de Renda?

Quase nunca lembrado pelos termos mais lisonjeiros, o Imposto de Renda nacional possui um mascote (se assim podemos chamá-lo) com certo carisma: o leão. Com o objetivo de tentar popularizar o imposto, a Receita Federal lançou no final dos anos 70, licitação para que agências publicitárias criassem o personagem.

O escolhido foi o felino, mas não aleatoriamente. Algumas de suas características foram relevantes para isso. Por exemplo, o fato de ser o rei dos animais, traz uma imagem de justiça e lealdade. Além disso, sua imagem a primeira vista representa imponência pacífica, podem sem ser bobo, e sempre avisa quando vai atacar.

Com o projeto aprovado, as peças publicitárias passaram a ser divulgadas a partir de 1980 com grande sucesso. Inclusive, apesar de não usar mais o animal em suas campanhas publicitarias, a Receita Federal, bem como o Imposto de Renda ainda são relacionados ao leão.

Dentre os pelos menos trinta comerciais gravados, a Receita Federal divulgou três, que podem ser assistidos abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=EOlV2hVsaOQ

https://www.youtube.com/watch?v=_fhCuBfDnWw

https://www.youtube.com/watch?v=KRPiOQVrUKM

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.