x

Empresarial

Como enfrentar o fim de ano sendo uma pequena empresa

Planejamento é essencial para que surpresas não surjam para empresários. Em cenário de instabilidade macroeconômica, uma boa gestão financeira é fundamental para passar por turbulências.

13/10/2014 08:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como enfrentar o fim de ano sendo uma pequena empresa

Como enfrentar o fim de ano sendo uma pequena empresa Pexels

Ainda faltam alguns meses para o final do ano, mas para a maioria das empresas essa reta final requer planejamento e preparação financeira. O cenário este ano está particularmente complicado com uma eleição totalmente incerta e a instabilidade política apenas complica as coisas.

Como uma pequena empresa, se você possui funcionários, não deixe de calcular já todos os seus gastos com décimo terceiro salários e férias. Saber desde agora o que está previsto e antecipar os gastos inevitáveis é a forma mais saudável de fazer essa provisão. O ideal é já bater um papo com seu contador e adiantar o assunto.

Reveja também suas metas e calcule sua projeção prevendo uma baixa de produtividade nas últimas semanas do ano. Poucas empresas levam em consideração que inevitavelmente elas desaceleram, muitas vezes por conta de férias de colaboradores (internos e externos), que são necessários para alguma atividade, ou tarefa. O interessante de levar isso em consideração é focar toda a energia das equipes na primeira semana de dezembro para adiantar os dias de trabalho que são mais devagar no fim do mês.

Outro ponto quase sempre ignorado são as despesas com festas para funcionários e presentes corporativos. As empresas que conseguem organizar seus eventos por agora conseguem descontos e preços mais em contas, tanto no aluguel do espaço quanto nas lembranças que são distribuídas internamente e para clientes.

Além disso, se sua empresa for das mais adiantadas, é bom já estar pensando em ter toda a documentação organizada para o fechamento do ano. Ter tudo arquivado agora significa não perder tempo inútil depois.

O importante é ficar atento e não ser pego desprevenido. O pior que pode acontecer para um departamento financeiro de uma pequena empresa é começar o ano com resquícios de problemas do ano anterior para resolver. Organize-se desde agora para um 2015 de crescimento e sucesso.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.