x

Gastos com fim de ano Versus Educação financeira

Chega o fim do ano e com ela as diversas festas, confraternizações, viagens e presentes no qual somos influenciados pelo “oba-oba” geral da data festiva e se não nos vigiarmos, corremos o risco de perdemos todo o cuidado que tivemos durante o ano.

18/11/2014 13:55

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Gastos com fim de ano Versus Educação financeira

Sabemos que planejar os gastos ao longo do ano é necessário para evitarmos surpresas desagradáveis com, por exemplo, cartão de crédito, carnês e cobranças que podem tirar nosso sono. Muitos de fato fazem isso, controlam as suas contas de forma que não passem dificuldades financeiras em seu dia-a-dia. Porém chega o fim do ano e com ela as diversas festas, confraternizações, viagens e presentes no qual somos influenciados pelo “oba-oba” geral da data festiva e se não nos vigiarmos, corremos o risco de perdemos todo o cuidado que tivemos durante o ano.

O ideal passa por uma regra bem simples: Não gaste mais do que você ganha. E esse “ganha” significa, nessa abordagem específica, o quanto te sobra após pagar todas as despesas fixas que você possui. A partir disso você poderá mensurar o quanto gastará nesse período levando em consideração se será à vista, a prazo ou então mesclando ambos. O que não se pode é perder de vista as compras de fim de ano, os gastos com festas, viagens e tal, correndo o risco de iniciar o ano novo no vermelho, mesmo porque com ele vem o IPTU, IPVA, material escolar, entre outros.

Com planejamento é possível agradar toda a família, fazendo a alegria de todos sem se passar por “ranzinza”, e ainda manter o foco da educação financeira familiar no qual prezou durante todo o período do ano.

Entretanto se você não se familiarizou com essa educação financeira ao longo desse ano, possui contas atrasadas e ainda quer ter um bom natal com a família, não se desespere. Nesse caso requer um pouco mais de preciosismo na ponta do lápis. A preferência será liquidar faturas em atraso, principalmente cartão de crédito. O 13º salário é um grande aliado para sanar essas pendências e dependendo do grau de sua dívida e situação atual, passar um natal bem mais econômico, mas unido com a família será bem satisfatório.

Portanto saibamos nos organizar a fim passarmos um final de ano repleto de alegria, paz, saúde física e saúde financeira e iniciarmos um novo ano com boas lembranças do anterior.

Obs.: Quem quiser alguma dica de como se organizar financeiramente, pode entrar em contato comigo pelo [email protected] , elaborei uma planilha de “Fluxo de Caixa Doméstico” e pode ser adaptada para outra realidade, sem custos.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.