x

Empreendedor, enfrente os problemas gerados pelo crescimento do seu negócio

Um alerta aos empreededores sobre a importância e a necessidade de se criar uma estrutura de gestão eficaz, capaz de controlar e, ao mesmo tempo, de dar suporte às necessidades de crescimento do negócio.

24/11/2014 08:35:49

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Empreendedor, enfrente os problemas gerados pelo crescimento do seu negócio

A loja de móveis sob medida era bem localizada, com espaço amplo e um moderno show room de móveis, especialmente projetados para os diversos ambientes de uma casa.

Por intermédio de um parceiro, que estava fazendo um trabalho de consultoria nessa empresa, fui apresentar uma proposta para excecução dos serviços contábeis, pois a proprietária, que vou chamar de Maria, dentre as várias mudanças previstas, também pretendia mudar de Contabilidade.

A reunião com Maria foi muito direta e produtiva. Ela me relatou, com o brilho nos olhos tão característico dos empreendedores, os desafios que já havia superado desde que fundara a empresa, há uns cinco anos, mas que agora passava por dificuldades financeiras por ter crescido desordenadamente e sem um plano de gestão adequado.

Ela tinha perdido o controle da empresa e estava enfrentando sérios problemas de fluxo de caixa, gerando um alto custo financeiro (com desconto de duplicatas e utilização de linhas de crédito com taxas de juros altíssimas) para continuar honrando os pagamentos de fornecedores, funcionários e impostos. Tudo isso somado estava levando a sua empresa à falência, apesar de apresentar um ótimo faturamento.

Nessa conversa, ficou claro para mim que, apesar de sua nítida paixão pelo negócio e do seu instinto empreendedor, e ela mesma admitia isso, faltavam-lhe conhecimentos básicos em administração e finanças.

Como a sua principal fonte de receitas eram a venda de móveis sob medida, havia também um grande desperdício de materiais, que eram comprados e enviados às marcenarias que fabricavam os móveis sem nenhum tipo de controle.

Em consequência dessa má gestão, muitas operações (vendas), ao invés de dar lucro, acabavam gerando enormes prejuízos. E, para tentar reverter a situação e fazer caixa (dinheiro) para conseguir pagar as contas, que não paravam de chegar, fechavam outras vendas com preços abaixo da tabela, gerando um círculo vicioso que afundava cada vez mais a empresa.

Quando nos reunimos, Maria já havia começado a implementar algumas medidas para a recuperação do negócio, mas ainda havia muitas outras medidas duríssimas a ser implementadas, tais como: corte de gastos, implementação de controles e também a demissão de pessoas que não estavam mais alinhadas com a nova filosofia da empresa. Naquele momento, acreditei que ela estava disposta e decidida a encarar o desafio, pois essa era a sua única alternativa e, talvez, última chance para evitar a falência da empresa, depois de mais de 5 anos de trabalho árduo.

Portanto, apesar de conhecer a delicada situação financeira da empresa, aceitei o desafio e fiz a minha proposta de trabalho, pois senti uma clara demonstração de sua parte pelo desejo de mudanças e, também, é claro, por acreditar na viabilidade daquele negócio.

Uma semana após o nosso encontro e acerto verbal, Maria me ligou e disse que não iria mais transferir a contabilidade da empresa naquele momento, e que me procuraria somente após a conclusão da reestruturação, que estava sendo muito bem conduzida por nosso parceiro.

Achei natural, até mesmo porque o valor da minha proposta era superior ao que ela vinha pagando à outra empresa contábil, e, nessa fase, qualquer economia é sempre bem vinda.

            Posteriormente, fiquei sabendo que, alguns meses depois, ela também encerrou o contrato de consultoria sem o término da implementação de todas as medidas sugeridas no início do processo.

            Por fim, um ano e meio após a nossa conversa, recebo a triste notícia de que a sua loja fechou as portas, deixando um rastro de dívidas, lesando vários fornecedores que venderam e não receberam pagamento por suas vendas, e muitos clientes, que pagaram e também não receberam seus móveis.

            Relatei essa história para fazer um alerta aos empreededores sobre a importância e a necessidade de se criar uma estrutura de gestão eficaz, capaz de controlar e, ao mesmo tempo, de dar suporte às necessidades de crescimento do negócio, pois, sem isso, o entusiasmo e a vontade de vencer serão insuficientes, por mais que a empresa seja lucrativa.

            E que não basta ao empreendedor somente procurar ajuda, como foi o caso, mas, principalmente, ter a determinação e a coragem de enfrentar os problemas, tomando decisões difíceis, que nem sempre irão agradar a todos, mas que são extremamente necessárias quando temos que reorganizar uma empresa em dificuldades financeiras.

           

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.