x

O valor do Feedback

Como será que está o Feedback das Empresa para com os clientes quando eles buscam informação ou resolução de um problema?

26/11/2014 08:11:23

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O valor do Feedback

Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. Hoje, muito se fala em tecnologias que avaliam os feedbacks dos clientes com relação à empresa, como por exemplo, participar de uma pesquisa de satisfação ao final de um atendimento telefônico, mas... Como será que está o Feedback das Empresa para com os clientes quando eles buscam informação ou resolução de um problema?

Não quero generalizar, mas, o atendimento de muitas empresas está péssimo. Posso afirmar que, como consumidora, neste ano de 2014, apenas 5% das empresas com as quais fiz negócios deram o devido “FEEDBACK” às minhas dúvidas e solicitações. E posso garantir que deixei de contratar muitos serviços por conta do mau atendimento.

Um bom atendimento é o mínimo que a Empresa pode oferecer aos seus clientes. Por isso, se você trabalha atendendo clientes e já cometeu os erros descritos abaixo, sinto muito em informar que você não é um bom profissional.

  1. Não atender o cliente

Um cliente liga na empresa e você sabe que ele tem uma reclamação ou irá cobrar por um serviço que ainda não foi realizado e então, o que você faz? Não o atende, pede pra dizer que não está, dentre outras desculpas, até ter uma solução de fato para apresentar, afinal como bom profissional que é, quer dar uma boa notícia, certo? Está errado! Isso irá causar um stress tão grande no cliente a ponto dele ser consumido por raiva e, com certeza, o desfecho será pior do que se ele fosse atendido, mesmo para saber que ainda não há solução.

  1. Não retornar a ligação

Você resolve atender o cliente, mesmo sabendo que ele vai cobrar algum serviço que ainda não foi feito, mas atende. Como você não sabe bem o que falar, diz que vai verificar a situação e já retorna, porém, não retorna. Pobre cliente! A esta altura está ele de olho no telefone, aguardando tocar, ansioso, nem respira direito, não para de pensar em você, em seu retorno prometido! Mas você não retorna, e já até esqueceu o que o Cliente queria! Isto é um descaso total.

  1. Mentir e Enrolar

Sabia que o cliente tem sexto sentido quando a questão é enrolação? Pois é, se tem uma coisa pior do que não ser atendido ou ficar esperando por uma ligação é ser enrolado, isso sim é uma tremenda falta de respeito.

Concluindo: Não escrevo este artigo para apontar as falhas de alguns profissionais, mas para sensibilizar. Antes de sermos profissionais, somos consumidores também e gostamos de ser bem atendido. Temos o dever, tanto para com o Cliente quanto para a Empresa que trabalhamos de prestar um bom serviço, com um ótimo atendimento e o mais importante, estarmos sempre prontos a dar um “FEEDBACK” ao cliente quando ele solicitar, porque tecnologia nenhuma irá substituir a boa comunicação humana e recíproca nos negócios.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.