x

A isenção das multas da GFIP e a força da classe Contábil

Mais uma vitória da classe Contábil. Unidos somos mais fortes.

23/12/2014 19:28:06

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A isenção das multas da GFIP e a força da classe Contábil

Na última quarta-feira, dia 17/12/2014, o Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória 656/14 que em seu artigo 49, dá anistia às Micro e Pequenas Empresas das multas por atraso ou não entrega da GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social). Falta somente a sanção presidencial.

Essa vitória da classe Contábil não veio por mera apreciação da Presidência da República ou de nossos legisladores e Ministros, mas de uma luta incansável da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas) junto aos poderes Executivo e Legislativo, além de outras reuniões com o Ministério da Micro e Pequena Empresa, conforme o órgão elucida em matéria em seu site (link: http://www.fenacon.org.br/noticias-completas/2267). Não obstante, essa mesma Medida Provisória também tratou de vários outros pontos que não são objeto desse artigo.

Pois então, o objeto desse artigo é a força (intrínseca) da classe Contábil brasileira. É polêmico. Mas vitórias, como esta da MP 656/14, deveriam ser comemoradas com desfile a carro aberto. É a prova viva que, unidos, somos mais fortes, e que os órgãos representativos da classe estão de olhos abertos e atuantes no cenário político, enaltecendo nossa querida profissão.

De certo, é que muitos podem criticar (saudavelmente) a atuação de nossos sindicatos e conselhos, porém nos últimos anos temos colhido os frutos de suas atuações: a assinatura do profissional Contábil na prestação de contas eleitorais, a diversificação da atuação no setor público, a internacionalização e modernização da profissão e um contato mais próximo com os três poderes, são outros exemplos de conquistas palpáveis.

Essa luta não pode parar. Avante Contabilistas! Somos nós quem fazemos nossa classe! Deixo meus votos de um feliz natal e que possamos ter um 2015 ainda melhor! 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.