x

As Percepções Distintas entre as Grandes e Pequenas Empresas frente ao Papel da Consultoria Empresarial

Sabemos da importância da Consultoria frente as necessidades das empresas em implantar um novo projeto ou então se recuperar financeiramente, por exemplo, mas será que as grandes e pequenas empresas tem a mesma visão sobre o papel do Consultor?

27/12/2014 13:50:39

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
As Percepções Distintas entre as Grandes e Pequenas Empresas frente ao Papel da Consultoria Empresarial

Sabemos da importância da Consultoria Empresarial frente as necessidades das empresas em implantar um novo projeto ou então se recuperar financeiramente, por exemplo, mas será que as grandes e pequenas empresas tem a mesma visão sobre o papel do Consultor?

 

A Consultoria Empresarial visa atender aos seus contratantes em diversos aspectos, dependendo da necessidade específica de cada caso, trazendo assim melhorias significativas às empresas. Contudo nem todas as empresas entendem a real contribuição desses profissionais, trazendo certas desconfianças por parte da diretoria e demais membros da equipe. Essa discrepância pode ser notada já pelo porte da empresa. Os recursos que as empresas dispõem são diferentes por consequência de seu tamanho, porém engana-se quem pensa que as menores não podem usufruir desses profissionais. Claro que resguardando as devidas proporções, mas podem e devem aprofundar-se no mercado onde atua em busca de diferenciação no mercado de trabalho. Porém o que se vê, em boa parte dos casos, são as microempresas querendo soluções rápidas e a baixo custo onde muitas vezes já buscam o consultor quando o negócio já não vai tão bem. Essa situação dificulta o trabalho desse profissional, pois não sobra muitos recursos e tempo necessários para executar tais mudanças. Por outro lado as grandes empresas aproveitam do bom momento no mercado para assim abocanhar uma maior fatia do mesmo, através de investimentos e pesquisas, aumentando assim as suas chances de sucesso. É claro que há casos e casos, mas via de regra os pequenos empresários entendem que os gastos com Consultoria seria uma mera despesa e não um investimento (sob a visão estratégica e não contábil), desconfiando que este profissional poderá enxergar algo no qual ele como proprietário da empresa ainda não visualizou.

Para as pequenas empresas que entendem a necessidade do profissional Consultor, o próprio SEBRAE é um aliado nesse quesito. Dados do mesmo apontavam em 2010 que 58% das empresas de pequeno porte fecharam as portas antes de completarem 5 anos. Frente a isso o SEBRAE possui uma gama de alternativas e experiências que podem trazer ao pequeno empreendedor grandes vantagens competitivas. Já para as grandes corporações a busca se dá mais para os Consultores renomados no mercado de trabalho, no qual possuem um vasto gabarito que agrega valor aos seus serviços, mas há maior expectativa do empresário no sucesso dessa contratação.

É preciso que a classe empresária conscientize-se da real importância do profissional Consultor como um aliado em busca das soluções almejadas, independente do porte de sua empresa, pois tanto para as microempresas quanto para as grandes empresas os objetivos se alinham quanto a necessidade de gerar lucros e se perpetuarem no mercado.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.