x

A importância do contador

Na diminuição do desemprego, amenizando as desigualdades sociais e impedindo a corrupção são tarefas dos políticos, de um empresário ou de algum ministro?

19/01/2015 10:11:04

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A importância do contador

Na diminuição do desemprego, amenizando as desigualdades sociais e impedindo a corrupção são tarefas dos políticos, de um empresário ou de algum ministro? Nenhuma são as respostas. Parece estranho, mas estas missões tão importantes são responsabilidades de um profissional não muito conhecido do mundo corporativo: os contadores.

Financeiramente, é a eles que os empresários recorrem quando precisam de um rumo para a sua empresa. São os contadores que cuidam da gestão econômica das empresas, apurando os resultados, calculando impostos, entre outras tarefas, entretanto, mais do que números e burocracia, os contadores modernos falam de ética, flexibilidade e visão de futuro. Eles vêem a empresa para a qual prestam serviços como parte de um mercado global, interconectado e interdependente. 

Mas, afinal, o que fazem os contadores? Com conhecimento de causa, digo que um profissional contábil é responsável pela movimentação financeira de empresas, é ele quem orienta a tomada de decisões do empreendedor com relação às questões monetárias e, de modo geral, dá suporte mercantil, fiscal e tributário à empresa para a qual presta serviços.

Tudo isso com o máximo de transparência e responsabilidade possível. A responsabilidade do contador frente à empresa aumentou, antes, meros escrivães, hoje, responsáveis por erros repassados. O contador passou a ter responsabilidade sobre as informações divulgadas por ele, obrigando os profissionais contábeis a analisar os dados passados pelas empresas. 

A contabilidade existe há cerca de 4 mil anos, mas foi só no século XIX que foi reconhecida como ciência. Hoje, no Brasil, chegamos a milhares de profissionais, distribuídos por órgãos públicos, consultorias e escritórios, exercendo a profissão como analista, auditores ou contadores. 

Concluindo que a importância do contador aumenta com o passar das horas, paralelamente à sua responsabilidade frente à sociedade e ao governo. São séculos de história desses profissionais dos números, dando sustentação e orientando empresas que precisam deles no fator mais complicado do mundo comercial, o dinheiro.

São eles valorizados?



Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.