x

8 Dicas Fundamentais para Superar Impasses

Impasses podem levar as negociações a um beco sem saída, e é comum os negociadores não saberem como contornar esse obstáculo. Eis 8 importantes dicas para superar impasses.

27/01/2015 07:55:18

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
8 Dicas Fundamentais para Superar Impasses

Impasses podem levar as negociações a um beco sem saída, e é comum os negociadores não saberem como contornar esse obstáculo. Eis 8 importantes dicas para superar impasses.

1. Utilize a técnica do escalonamento

Comece com os assuntos em que ambos concordem, ou em que as discordâncias sejam mínimas. Depois vá escalonando o grau de dificuldade, até chegar aos itens problemáticos. As concordâncias iniciais ajudam a derreter divergências e facilitam os entendimentos. Assim, se porventura, mais adiante, o oponente mantiver-se irredutível em alguma questão, você poderá afirmar: “Já fechamos os itens um e dois e, com certeza, fecharemos também o item três. Vamos ver o que o está obstaculizando, pois seguramente vamos resolver esse item também”.

2. Deixe para depois o assunto conflitante

Negociações que começam por assuntos conflitantes tendem a emperrar. Pior: muitas vezes provocam ressentimentos desnecessários. Tudo porque um dos debatedores resolveu “enfrentar o touro à unha”, logo no início, e liquidar o assunto conflitante já no começo, “Assim” – no dizer dele – “deixamos o caminho livre para os demais itens da pauta”. A pessoa que assim procede é despreparada, ou faz isso de propósito para dar um tom agressivo à reunião, visando arrancar concessões e vantagens posteriormente. Qualquer que seja o caso – despreparo ou comportamento intencional –, com tato e um pouco de paciência, é fácil convencer o indivíduo a mudar a sequência dos temas, argumentando que existem outros assuntos igualmente importantes, menos conflitantes e, quando resolvidos, ajudarão muito na solução do assunto litigioso.

3. Pausa – Recesso

É uma tática muito usada ao surgirem imprevistos ou impasses que podem dinamitar a negociação. É bom estar preparado para enfrentar eventuais pausas ou até mesmo recessos de alguns dias, se quiser chegar a um acordo satisfatório, ou quando o assunto envolve questões delicadas como poder, dinheiro, status, mudanças estruturais, tecnológicas ou comportamentais.

A pausa ou recesso sempre serão úteis quando:

– Você descobre que não tem todas as informações pertinentes à negociação, e prosseguir poderá ser prejudicial a você.

– Fatos novos, que você desconhecia, entram em cena e podem alterar o rumo dos debates.

– É necessário fazer uma análise de tudo o que foi negociado, revendo posições e margens de negociação.

– É necessário trocar ideias com os colegas, rever estratégias, argumentos e defesas.

– Você precisa consultar especialistas e peritos sobre determinadas regras e regulamentos.

– Consultar o superior hierárquico sobre algum item que extrapola sua autoridade, mas que pode ser resolvido sem a presença dele.

 

4. Concessões: quando fazê-las e quando evitá-las.

Um dos pontos que mais causam impasses nas negociações são as concessões. O excesso, de concessões poderá inviabilizar um acordo, tanto quanto a falta delas. No primeiro caso, porque concessões feitas prodigamente poderão despertar o apetite do oponente, passando a exigir sempre mais, em detrimento dos interesses da outra parte. No segundo caso, porque ninguém quer conceder para não sinalizar uma atitude de fraqueza ou, então, por pura teimosia.

 

Cinco dicas sobre concessões

– Embora uma das regras da negociação seja a de que você não faça a primeira concessão, para não dar a entender que você pode estar fraquejando, não é, entretanto, uma regra pétrea. Há situações em que você pode e deve fazer a primeira concessão, desde que não seja logo no início, e que você também deixe claro que está fazendo isso para desatar algum nó da negociação, e que espera a contrapartida da outra parte.

Participei diretamente, certa ocasião, de uma negociação que vinha se arrastando há vários meses, sem qualquer resultado favorável para ambos os lados. Embora fosse um projeto de envergadura, e de interesse mútuo – meu e da organização com quem eu negociava –, os entendimentos empacaram por causa da atitude da negociadora da outra empresa. Depois de andarmos em círculos por um bom tempo, fiz, então, uma proposta (concessão) em que eu abriria mão de boa parte dos royalties do produto que me pertencia – e que fazia parte do acordo –, contanto que o oponente abrisse mão de um item que me era muito desfavorável. A proposta era atraente e, mesmo assim, a negociadora – uma gerente – continuou irredutível. Entretanto, o diretor da empresa percebeu a conveniência da concessão – favorável a ambos os lados –, e substituiu a gerente por outro negociador que prontamente concordou com a proposta.

– Nunca conceda rapidamente. Faça-o lentamente - e uma concessão de cada vez -, para que o outro lado “sue a camisa” e valorize o que recebeu.

– Ao conceder, peça sempre algo em troca. Evite a postura “elas por elas”; você necessariamente não precisa conceder na mesma magnitude ou proporção em que recebeu.

– Jamais faça uma concessão de grande porte no início das negociações. O oponente poderá considerar isso uma fraqueza e irá solicitar cada vez mais vantagens.

– Quando ocorrerem impasses, faça concessões simbólicas, que não lhe custam muito, mas que podem ser do interesse do oponente como um brinde, uma cortesia, um bônus, uma facilidade etc.

5. Havendo obstáculos, não enfatize seus próprios problemas.

Quando ocorrem entraves nas negociações, a tendência dos opositores é fazerem um “muro de lamentações”, explicando por que não podem abrir mão do item A ou B, pois isso acarretará dificuldades, perdas e prejuízos etc. Quebre esse ciclo de lamúrias não enfatizando os seus próprios problemas e coloque-se à disposição para auxiliar o oponente nos itens em que você pode ajudar. Muitas vezes são coisas plenamente contornáveis, mas que ambos os lados não cedem por motivo de birra. Ao colocar-se à disposição para ajudar, você muda inteiramente o clima do debate, pois demonstra seu interesse em acudir à outra parte, o que aumentará a confiança dela em você.

6. Esteja preparado para sugerir mudanças.

Muitos impasses são provocados por situações que, à primeira vista, passam despercebidos.

Por exemplo: local ou horário inadequado; pessoas ou comportamentos inadequados. Caso elas realmente estejam influindo nos resultados da reunião proponha educadamente mudanças. Se o local estiver interferindo, sugira outro ambiente. Se o horário for inconveniente, proponha outro, mais em conta. Há casos em que a simples mudança de um dos debatedores (ou alguns deles) permite uma significativa melhoria nos entendimentos. É quando se faz necessário trocar o “durão” por alguém mais acessível, ou então fazer com que os especialistas conversem com especialistas, gerentes com gerentes, advogados com advogados e assim por diante.  Nem sempre isso será possível, mas, havendo a chance de realizar uma ou mais dessas mudanças, elas poderão significar a diferença entre um bom ou mau acordo (ou até desacordo).

7. Apresente dados e fatos concretos.

Nem sempre o raciocínio objetivo e a lógica funcionam na hora da negociação, pois dependem muito do tipo de negociador que terá pela frente. Muitos acordos são fechados por aspectos motivacionais ou emocionais, e outros, principalmente, quando os benefícios preenchem as necessidades ou interesses da outra parte. Entretanto, há momentos em que a lógica é imprescindível, sobretudo quando o oponente sente-se inseguro quanto a uma determinada decisão. Tenha sempre consigo informações, dados e fatos concretos sobre o assunto em debate, que sejam confiáveis e conclusivos, pois poderão ser de muita utilidade, não apenas no desenrolar da negociação, mas sobretudo, ao ocorrerem impasses ou obstáculos indesejáveis.

8. Em último caso, sugira um acordo condicional.

Caso todo o arsenal de estratégias e táticas negociais falhe, você ainda tem uma ótima alternativa: convença a outra parte de fazer um acordo condicional por determinado prazo de tempo (uma semana, quinze dias, um mês etc.). Isso dissolverá resistências e deixará o oponente mais tranquilo. Enquanto isso, você terá a chance de demonstrar a eficácia e a qualidade do seu produto, ideia ou serviço. No final do período de experiência, vocês estarão em sintonia para celebrar um acordo.

Texto extraído e condensado do livro Negociação – Técnicas Eficazes para Resultados Concretos, de Ernesto Berg, Juruá Editora. Para acessar o conteúdo ou adquirir o livro visite o site www.quebrandobarreiras.com.br  seção de LIVROS.

Ernesto Berg

Consultor de empresas, palestrante, professor,  articulista, autor de 14 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão,administração de conflitos.  Graduado em Administração e Sociologia, Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi por 10 anos executivo do Serpro em Brasília, e Consultor Senior da Alexander Proudfoot Company em São Paulo
Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br , voltado para a área de recursos humanos, administração e negócios. Email: [email protected]

 

AGUARDE EM MARÇO DE 2015, NO YOUTUBE, INAUGURAÇÃO DO CANAL “BERG TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL”. SEMANALMENTE SERÃO DEZENAS DE DICAS E INFORMAÇÕES QUE CONTRIBUIRÃO DECISIVAMENTE PARA O SEU APRIMORAMENTO PROFISSIONAL.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.