x

Receita Federal amplia consultas á pessoas jurídicas através do CNPJ

Através do CNPJ, a Receita Federal também permite agora ver o capital social, dados de contato entre outras informações. Veja aqui como está funcionando agora e como se proteger!

18/02/2015 13:09:37

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Receita Federal amplia consultas á pessoas jurídicas através do CNPJ

A Receita Federal do Brasil ampliou o acesso a informações cadastrais das Pessoas Jurídicas através do CNPJ.

Anteriormente, poderia se consultar nome, endereço e atividade principal, além da informação se a empresa está ativa ou não.

Agora, também é possível ver também o quadro societário, capital social, telefone e e-mail de contato.

A medida é interessante porque desburocratiza pesquisas que muitas vezes precisamos no dia a dia para conduzir processos de regularização de empresas.

Por outro lado, os dados da empresa divulgados dessa forma podem ser acessados por pessoas de má-fé que poderão usar indevidamente as informações cadastrais da empresa.

Além disso, todos devem ficar mais atentos a e-mails de propagandas ou mesmo de vírus muito utilizados nas mídias digitais para divulgações de produtos ou mesmo, com a má intenção de roubar conteúdos das máquinas de quem acessa as contas de e-mail.

Em tempos digitais, os golpes também diversificam. Pode acontecer da pessoa receber um e-mail na conta da empresa, chamando-a pelo nome e NÃO DESCONFIAR que trata-se de um golpe. Fique atento.

A Receita Federal só manda correspondências eletrônicas para os contribuintes quando devidamente autorizadas. Além disso, utiliza-se de ambiente próprio chamado Domicilio Eletrônico do Contribuinte, acessado por login e senha para se comunicar sobre assuntos específicos.

As mensagens recebidas devem ser deletadas totalmente das máquinas onde foram recebidas porque podem representar risco para as empresas e seus sócios.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.