x

Arrendamento Mercantil – Saiba como recuperar créditos tributários desse ponto

Através do Arrendamento Mercantil é possível recuperar créditos de PIS e Cofins

26/02/2015 16:00:23

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Arrendamento Mercantil – Saiba como recuperar créditos tributários desse ponto

Empresas tributadas pelo Lucro Real, com regime de PIS e Cofins não cumulativo, podem aproveitar-se dos créditos referentes a aquisições de qualquer tipo de bem através do Arrendamento Mercantil, também conhecido como Leasing Financeiro. Essa tomada de crédito é permitida para os contratos de Leasing Financeiro, observando que também existe o Leasing Operacional.

Desse modo, as empresas devem pegar os valores referentes a essas aquisições desde que tenham sido feitas de outras empresas com regime de tributação que não o Simples Nacional e sobre essa parcela do mês referente ao Leasing fazer a tomada de crédito na proporção de 9,25% do valor total da fatura mensal.

Para a apuração, será necessário identificar os valores pagos a título de arrendamento mercantil a pessoas jurídicas. Depois, deve verificar se os valores foram considerados na base de cálculo dos créditos de PIS e da COFINS. Em caso negativo, realizar o creditamento. Calculado esse valor é necessário que sejam feitas as devidas retificações de DACON e EFD – Contribuições.

Caso a empresa ainda não tenha feito à utilização dessas oportunidades, poderá fazer uma revisão buscando os últimos 60 meses para fazer o aproveitamento. O aproveitamento dos créditos apurados poderá ser feito através de PERDCOMP se a empresa considerou esses valores como “pagamento a maior”. Caso a empresa tenha adotado na retificação das declarações o critério de acumular, mês a mês, os valores apurados, ela poderá utilizá-los agora sem precisar fazer PERDCOMP.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.