x

A Auditoria Interna com agente estratégico e fortalecedor das organizações.

Os sacrifícios financeiros e operacionais causados pela implantação da Auditoria Interna nas instituições podem concluir que é extremamente válido para o alinhamento das atividades que contenham riscos de falhas operacionais

02/03/2015 13:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A Auditoria Interna com agente estratégico e fortalecedor das organizações.

O artigo aborda em seu início os aspectos de maturidade e aplicação da Auditoria Interna nas empresas, focando em práticas de controles internos capazes de gerar informações para tomadas de decisões com estratégias de crescimento, bem como salienta também a importância da comunicação empresarial entre os gestores e os setores que contribuem com a operacionalização da empresa.

A pesquisa foi realizada em caráter científico, foram coletados dados de um número relevante de empresas, dentre elas empresas de gestão familiar com sua maioria e empresas subsidiárias de grupos empresariais e por organizações de controles pulverizados, foram entrevistados diretores financeiros, membros do conselho de gestão e profissionais de Auditoria Interna, a pesquisa buscou observâncias em empresas de diferentes portes para mensurar de forma mais coerente onde a Auditoria Interna está sendo aplicada da melhor forma possível pelos profissionais.

Um fator importante que devemos ter atenção na pesquisa é que os integrantes da amostragem não tiveram estrutura de gestão baseadas nos conceitos de governança coorporativa e auditoria, os motivos são vários como falta de cultura organizacional, custo elevado da operacionalização e retorno incerto e por fim o desconhecimento das atribuições da auditoria interna e seus benefícios. Podemos assim dizer que a auditoria interna ainda é uma ferramenta que precisa ser popularizada e melhor argumentada entre a maioria dos empreendedores, fica claro a falta de conhecimento operacional e os benefícios que a auditoria interna propicia as empresas.

Os profissionais de Auditoria Interna também contribuíram muito com a pesquisa ao informar que a acessibilidade a documentações, informações e corpo de colaboradores, ficando assim satisfeitos pois o acesso a informação é fundamental para para a realização da sua atividade laboral. Fica evidenciado então que existe uma importância dada pela alta gestão a Auditoria Interna e autonomia para execução do trabalho.

Os principais instrumentos utilizados na elaboração do trabalho do auditor externo evidenciados na pesquisa são a avaliação dos riscos, experiência do gestor de auditoria interna e os objetivos estratégicos da auditoria. As áreas de avaliação e monitoramento contínuo, que tiveram maior ênfase no trabalho de auditoria foram o Contas a Pagar, Folha de pagamento e o Contas a Receber, ressaltando a importância dos controles internos em setores de geração e dispêndio  de receita.

Os sacrifícios financeiros e operacionais causados pela implantação da Auditoria Interna nas instituições podem concluir que é  extremamente válido para o alinhamento das atividades que contenham riscos de falhas operacionais e sistêmicas perceptíveis pelos gestores, salientamos também que o trabalho de conscientização a adesão a regras determinadas pela Auditoria Interna ainda vem a ser um desafio a ser conquistado pelas organizações, pois a mudança na cultura organizacional é um fator que precisa ser trabalhado  a longo prazo, precisa de tempo para adequação e talvez mudança no corpo operacional.

O artigo foi elaborado de maneira clara com uma linguagem acessível a todos os profissionais que trabalham da área de gestão de negócios, saliento também que para estudantes dos cursos de Ciências Contábeis foi bastante esclarecedor sobre a popularização da Auditoria Interna e suas atividades operacionais. Fica claro também que devemos nos aprofundar mais no assunto, pois existe um leque de oportunidades a serem conquistadas pelos profissionais que tenha o foco de serem Auditores.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.