x

Fórum de precificação: sucesso total!

27 de fevereiro de 2015, dia da realização do 1° Fórum de Precificação dos Serviços Contábeis, é um dia que ficará marcado na história da classe empresarial contábil do Brasil. Veja os principais resultados.

03/03/2015 09:58:10

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Fórum de precificação: sucesso total!

Na semana passada, em 27 de fevereiro, foi realizado, em Curitiba, o 1º Fórum de Precificação dos Serviços Contábeis, reunindo representantes de 15 Estados nos debates das cinco apresentações – Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. Era um sonho reunir empresários contábeis dos quatro cantos do país para conhecer as metodologias de precificação que praticam, seus principais problemas e as novas propostas aplicadas com sucesso por algumas empresas contábeis.

O fórum foi repleto de sucesso, desde a organização, participação do público e palestras, cujo encerramento coube ao professor Roberto Assef, da Fundação Getúlio Vargas. O destaque do evento ficou com os seguintes temas: tempo, responsabilidade civil, fóruns e a comissão nacional, rapidamente descritos abaixo:

Tempo: para definir o preço de venda dos serviços contábeis deve-se considerar o valor percebido pelo cliente, a concorrência e os custos. Somente com o custeio é possível identificar a real lucratividade. Este custeio, por unanimidade das apresentações, deve ser feito com base no tempo aplicado na execução das tarefas dos clientes.

Responsabilidade Civil: os riscos advindos da responsabilidade civil (técnica) do contador são assustadoramente altos. Ao menos duas apresentações procuraram demonstrar todos os riscos existentes e propuseram fórmulas para medi-los, mas ainda bastante confusa. Ficou a proposta de aprofundar os estudos para, em breve, ser demonstrados com maior clareza aos empresários contábeis. Este resultado influenciará significativamente na formação dos honorários aos clientes.

Fóruns: Os presidentes dos Sescons e Sescaps presentes demonstraram interesse em promover o fórum de precificação em seus Estados com a participação dos associados. Conhecer a metodologia proposta baseada no Tempo e a possibilidade de aplicação em suas empresas contábeis facilitará a formação de preço e a redução da “guerra de preços”.

Comissão Nacional: Percebendo a importância do tema, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Mário Berti, no pronunciamento no encerramento do fórum propôs a formação de uma Comissão Nacional de Precificação dos Serviços Contábeis, assim como já existe no Sescap/PR, e indicou o diretor Edson Oliveira da Silva para viabilizá-la.

Com tudo isso, que aconteceu num só dia, fica a esperança de melhores dias para a classe empresarial contábil, pois sabemos que a principal luta, aquela que garante a lucratividade justa, só será conquistada com métodos bem definidos e propagados amplamente a toda a classe.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.