x

Na minha empresa: é preciso delegar funções aos meus colaboradores ou eu resolvo só...?

Cada vez mais, isso se torna algo comum em pequenas empresas, o empreendedor com medo de que não saia da maneira que deve ser, acaba realizando a tarefa...

14/04/2015 07:54:42

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Na minha empresa: é preciso delegar funções aos meus colaboradores ou eu resolvo só...?

Olá amigos leitores,

Hoje trazemos uma dúvida que é constante a muitos empreendedores... Delegar funções a seus colaboradores... Cada vez mais, isso se torna algo comum em pequenas empresas, o empreendedor com medo de que não saia da maneira que deve ser, acaba realizando a tarefa... Porém quando se há muita coisa para fazer, não tem como uma só pessoa dar conta, desse jeito, acaba deixando a desejar e assim as falhas começam a aparecer... Mas porque isso acontece? Realmente é preciso delegar funções?

Cada vez mais pessoas se tornam capacitadas em suas tarefas (como no nosso último artigo, a importância de investir em treinamentos e capacitações é muito importante), realizando as com maior precisão... Entretanto quando se abre um empreendimento do zero, onde você era o principal às vezes o único responsável pela realização de tarefas, é difícil delegar estas funções a outras pessoas... Mas pensando e agindo assim, você amigo empreendedor estará parado no tempo, bloqueando o crescimento de seu empreendimento.

O empreendedor que delega tarefas é um gestor de visão, diferente..., ele acredita e confia em sua equipe, e sabe que delegando, ele terá mais tempo para supervisionar, aprimorar, ou melhor, conseguir novos meios para que sua empresa cresça cada vez mais... Claro que sabemos que delegar não é uma tarefa fácil ou simples como parece, para isso acontecer é necessário que o empreendedor possua uma equipe preparada, treinada e altamente capacitada para desenvolver as funções relacionadas à atividade da empresa.

Delegar exige além da confiança a necessidade de comunicação para assim acontecer o feedback que será uma ferramenta de muita utilidade para o aperfeiçoamento dos colaboradores... Se você é um empreendedor que possui uma ótima equipe, mas que ainda sofre quando tem que delegar alguma atividade a alguém..., abaixo segue 03 dicas básicas para começar executar esta ação, porque não dizer, ferramenta “Delegar”...

Dica 01): Faça um levantamento do que é preciso melhorar em capacitações ou treinamentos para seus colaboradores, conhecendo a habilidade de cada um;

Dica 02): Acompanhe como supervisor cada membro de sua equipe, mas os deixando executarem suas tarefas;

Dica 03):  Mantenha sempre uma boa comunicação entre você e seus colaboradores;

Como falei, estas são apenas 03 dicas básicas para iniciar este processo.

O mais difícil é começar...

Sucesso a todos!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.