Olá amigos leitores,
Hoje trazemos uma dúvida que é constante a muitos empreendedores... Delegar funções a seus colaboradores... Cada vez mais, isso se torna algo comum em pequenas empresas, o empreendedor com medo de que não saia da maneira que deve ser, acaba realizando a tarefa... Porém quando se há muita coisa para fazer, não tem como uma só pessoa dar conta, desse jeito, acaba deixando a desejar e assim as falhas começam a aparecer... Mas porque isso acontece? Realmente é preciso delegar funções?
Cada vez mais pessoas se tornam capacitadas em suas tarefas (como no nosso último artigo, a importância de investir em treinamentos e capacitações é muito importante), realizando as com maior precisão... Entretanto quando se abre um empreendimento do zero, onde você era o principal às vezes o único responsável pela realização de tarefas, é difícil delegar estas funções a outras pessoas... Mas pensando e agindo assim, você amigo empreendedor estará parado no tempo, bloqueando o crescimento de seu empreendimento.
O empreendedor que delega tarefas é um gestor de visão, diferente..., ele acredita e confia em sua equipe, e sabe que delegando, ele terá mais tempo para supervisionar, aprimorar, ou melhor, conseguir novos meios para que sua empresa cresça cada vez mais... Claro que sabemos que delegar não é uma tarefa fácil ou simples como parece, para isso acontecer é necessário que o empreendedor possua uma equipe preparada, treinada e altamente capacitada para desenvolver as funções relacionadas à atividade da empresa.
Delegar exige além da confiança a necessidade de comunicação para assim acontecer o feedback que será uma ferramenta de muita utilidade para o aperfeiçoamento dos colaboradores... Se você é um empreendedor que possui uma ótima equipe, mas que ainda sofre quando tem que delegar alguma atividade a alguém..., abaixo segue 03 dicas básicas para começar executar esta ação, porque não dizer, ferramenta “Delegar”...
Dica 01): Faça um levantamento do que é preciso melhorar em capacitações ou treinamentos para seus colaboradores, conhecendo a habilidade de cada um;
Dica 02): Acompanhe como supervisor cada membro de sua equipe, mas os deixando executarem suas tarefas;
Dica 03): Mantenha sempre uma boa comunicação entre você e seus colaboradores;
Como falei, estas são apenas 03 dicas básicas para iniciar este processo.
O mais difícil é começar...
Sucesso a todos!