x

Auditoria Empresarial: entenda o que é e como a pode ser útil para você!

A auditoria empresarial é a verificação de procedimentos contábeis, fiscais.

21/05/2015 10:29:40

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Auditoria Empresarial: entenda o que é e como a pode ser útil para você!

A auditoria empresarial é a verificação de procedimentos contábeis, fiscais e procedimentais com fins gerais como informar sócios e acionistas, ou específicos revisar operações contábeis para assegurar problemas e multas, checar procedimentos internos para redução de custos.

Os trabalhos de auditoria pode ser feitos de forma interna ou externa e seus resultados deve ser encaminhados aos gestores, controladores, administradores para ciência e ajustes ou substituições.

A auditoria irá fornecer uma visão real da saúde e situação da empresa, como por exemplo saber direitos e obrigações, mensurar passivos fiscais e financeiros, entender responsabilidades a curto, médio e longo prazo.

Esta forma de controle por auditoria é de recomendação regular, de preferencia anual, para evitar desvios de rota nos propósitos de empresa, permitindo as correções necessárias em tempo hábil.

São utilizados com frequência os serviços de auditora nos momentos de aquisições de empresa ou mudança de controle ou gestão da empresa a fim de pontuar aos novos responsáveis sobre o que pode influenciar em valor da empresa e entender as forças e fraquezas do negócio.

A existência de auditorias regulares permite minimizar a possibilidade de fraudes. Uma boa auditoria revela, nos relatórios, falhas de controles que deverão ser supridas, permitindo aos gestores ações práticas em prol da defesa do patrimônio.

Um bom gestor sempre valorizará as atividades de auditoria, sejam internas ou externas. Afinal, "quem não deve não teme", e a transparência é a marca de um bom administrador.

Agindo desta forma, os administradores que prestaram contas de maneira aberta se cercaram de cuidados com relação ao ambiente de controles internos da empresa. Esses gestores melhoraram seus sistemas de contabilidade e controles, criando condições para que a contabilidade produzisse demonstrações contábeis confiáveis e que representassem a posição patrimonial e financeira da sociedade, bem como o resultado de suas operações no exercício em avaliação.

A tendência é que a auditoria seja uma ferramenta cada vez mais presente nas organizações, e quem desprezá-la levantará suspeitas sobre si, afinal, por que não utilizar-se de uma ferramenta que comprovadamente traz benefícios aos controles de qualquer entidade?

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.