Contábeis o portal da profissão contábil

23
Aug 2017
22:14
você está em:

Conteúdo » Artigos

Referência para calcular o honorário contábil

Preciso de ajuda. Tenho um novo cliente e necessito definir o valor do honorário. Ele é tributado pelo lucro presumido e o ramo de atividade é...

postado 26/05/2015 11:08:11 - 4.804 acessos

Nas redes sociais, observam-se diálogos de contadores sobre o valor do honorário contábil para determinado tipo de empresa. Há quem afirme, efusivamente, que deve ser um, dois ou três salários mínimos. Procuro acompanhar o andamento do diálogo para saber se há informações completas para ajudar os colegas, mas muitas vezes os dados fornecidos resumem-se ao ramo de atividade, regime tributário e, em alguns casos, o número de funcionários.

Entendo que a busca por informações do valor praticado pela concorrência faz parte do processo de precificação, mas não é o principal. Este dado está disponível, quase que anualmente, em pesquisas efetuadas pelos sindicatos. Em 2015, também a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) também permite ter um parâmetro bem amplo dos valores praticados pela classe.

Precisamos saber calcular e informar o valor da Hora Técnica. Se aprendermos a fazer esta operação (aplicar todos os custos envolvidos mais o lucro desejado) poderemos trocar informações do tempo necessário para executar determinados serviços para empresas que tenham a configuração “x”.

Quando tivermos informações do tempo exigido para fazer as tarefas e o valor da Hora Técnica ficará muito simples identificar se estamos com dificuldades relacionadas ao custo alto ou se a nossa estrutura demora mais tempo para executar o mesmo serviço que a concorrência.

Vejam dois exemplos reais, em minha empresa contábil, de tempo aplicado para executar os serviços contábeis, fiscal e RH para uma empresa tributada com base no lucro presumido sem empregados:

            Representação comercial – 4 horas mensais;

            Administradora de bens próprios (que não esteja construindo) – 3,5 horas mensais.

Outra informação relevante pode ser o tempo necessário para processar determinados serviços cobrados acessoriamente. A sua empresa é eficiente ou utiliza métodos que demandam tempo exagerado? Em minha empresa contábil, a constituição de sociedades, dispensada do IAP, é, em média, de seis horas, e constantemente aferimos a metodologia, pois quanto menor o tempo investido, maior o lucro.

As informações acima parecem permitir um leque maior de análise, capaz de nos ajudar a ser mais eficientes, inclusive no cálculo do valor ideal do honorário.

softwares que auxiliam a introduzir o controle do tempo e a precificação dos serviços. Estas ferramentas simplificam o controle das atividades dos colaboradores, permite conhecer o tempo exigido por cada cliente e, o mais importante, apresenta o lucro líquido gerado por cliente. 

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Consulta de NFes direto da Sefaz Com download automático de XMLs de NFes e NFSes, DANFes e mais

20% de desconto nos primeiros 6 meses! Descontos especiais para escritórios contábeis.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.07 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César