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Teste sua Capacidade de Comunicação

Um ponto em comum aos profissionais de excelente relacionamento interpessoal reside na grande capacidade de comunicação que eles têm, de saber vender ideias e, também, de ouvir às pessoas. Eles fazem da comunicação um poderoso elo de interação.

16/06/2015 13:09

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Teste sua Capacidade de Comunicação

Interagi profissionalmente com muitos dos maiores empresários e executivos de nosso país. Um ponto em comum a quase todos eles reside na grande capacidade de comunicação que eles têm, de saber vender ideias e, também, de ouvir às pessoas. Por igual, tenho visto essas mesmas características em bons gerentes, supervisores, pessoal técnico e administrativo. São pessoas que fazem da comunicação um poderoso elo de interação e fortalecimento com o grupo. É de admirar como elas conseguem obter resultados incomuns de pessoas comuns muitas vezes, simplesmente, dando realce a alguns aspectos do relacionamento interpessoal. Peter Drucker, o papa da administração moderna, afirmava que 60% dos problemas administrativos das empresas são frutos da má comunicação.

A propósito, como anda sua capacidade de comunicação? O questionário abaixo poderá ajudar você a descobrir em que pé está sua habilidade comunicativa.

S = SIM        N = NÃO        + -  = MAIS OU MENOS                                                                                                                                 

1. Quando conversa com alguém, você consegue facilmente colocar-se no lugar da outra pessoa? S    N    + -                 

2. Você tem dificuldade de  externar sua opinião quando as pessoas discordam de você? S    N    +                                              

3. Você tem o hábito de interromper as pessoas enquanto elas estão falando?

S    N    + -                                                                    

4. Você sente-se tranquilo para, educadamente, discordar de alguém em posição hierárquica superior à sua? S    N    + -    

5. Você  demonstra  irritação, aborrecimento  ou excitação  quando o ponto de vista da outra pessoa difere totalmente do seu? S    N    + -                                                                                                                                               

6. Você  procura sempre o ambiente e o momento mais adequados para conversar sobre um assunto delicado? S    N    + -                                                      


7. Você tem facilidade de ver as coisas pelo ponto de vista dos outros?   S    N    + -

8. Você tem facilidade  em administrar a conversação? (por exemplo, escolher o assunto, cadenciar o ritmo  da conversa, quando mudar de assunto etc.)   S    N    + -     

9. Você  gosta de  dar explicações  longas ou  falar  demoradamente sobre cada item de uma conversação?  S    N    + -                                                             

10. Ao falar com uma pessoa você presta atenção na linguagem corporal dela e qual o seu significado? (expressão facial, postura, gestos etc.) S    N    + -            

11. Você tem o hábito de movimentar-se, mexer-se, ficar escrevendo ou fazer ligações telefônicas enquanto alguém fala com você? S    N    + -            

12. Você demonstra real interesse no que a outra pessoa está dizendo? (por exemplo, olhar nos olhos, ficar atento ao que diz, respeitar opinião) S    N    + -        

13. Você sente-se constrangido em solicitar ao interlocutor que explique novamente algo que você não entendeu? S    N    + -                                                    

14. Você tem o hábito de fazer anotações sobre os itens mais importantes de uma conversação? S    N    + -                                                                                         

15. Você é do tipo caladão, que se expressa por monossílabos? S    N    + -          

Faça  Sua  Autoavaliação

Marque um ponto para cada resposta SIM dada às seguintes questões: 1, 4, 6, 7, 8, 10, 12, 14. 

Marque um ponto para cada resposta NÃO dada às seguintes questões: 2, 3, 5, 9, 11, 13, 15

Marque meio ponto para cada resposta MAIS OU MENOS.

TOTAL  DE  PONTOS________                                        

De 13 a 15 pontos. Ótimo. Você faz bom uso do seu papel de comunicador. Sabe quando falar e, também, quando e como ouvir.

De 10 a 12,5 pontos. Você sabe se comunicar bem, mas, ocasionalmente, experimenta alguns problemas de comunicação. Reserve um tempo para pensar a respeito de sua abordagem de comunicação, principalmente em relação ao envio e recepção de mensagens no decorrer do diálogo.

Abaixo de 10 pontos. Você necessita trabalhar suas habilidades de comunicação. Você não está se expressando adequadamente e, talvez, também não esteja filtrando as mensagens que recebe de forma correta. A boa notícia é que dando mais atenção à comunicação, você irá melhorar sua habilidade de conversação e entendimento.

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