x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Aplicabilidade da Auditoria Empresarial

Atua ativamente no processo de busca por melhores índices de eficiência empresarial.

23/06/2015 08:41

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Aplicabilidade da Auditoria Empresarial

1. INTRODUÇÃO

            A Auditoria Empresarial aborda recursos legais aplicáveis em teórica e ética onde detalha conhecimentos disciplinares na profissão do agente ativo da auditoria por meio de aspectos históricos, legais, sócias, civis, criminais e processuais. Expõe os casos de extrema necessidade de sua aplicação, conceitua e responsabiliza o profissional habilitado, ente outras definições.

2. DESENVOLVIMENTO

             O desenvolvimento conceptual da auditoria empresarial aproxima-se da revisão pois obtém sinergias de procedimento mediante vários acessos à fonte de informação. Auditoria Empresarial é o processo de reunião e avaliação de evidências sobre algum tipo de informação com o sentido de determinar e evidenciar o nível de equivalência entre a informação e os meios adotados para na elaboração das mesmas.  

             Seu propósito fundamental é de sempre orientar a empresa a obter uma melhor posição dentro das normas legais vigentes e das adequadas práticas comerciais. A exemplo temos a atribuição à adequação dos saldos contábeis, com base nos princípios, postulados e convenções contábeis e da legislação tributária, com o intuito de evitar o pagamento indevido ou a maior de tributos, bem assim visando à economia dos mesmos. 

             Tal revisão também se propõe a evidenciar se a entidade executou adequadamente as obrigações acessórias, bem como o recolhimento do tributo de acordo com os prazos e formalismos legais, com intuito essencial da minimização da diferença existente entre imposto declarado e definido por lei, sempre combatendo a evasão fiscal, designando a minimização dos aspectos econômicos do risco fiscal. Sendo assim, verifica o cumprimento das obrigações na matéria tributária permitindo avaliação de métodos e procedimentos nos cálculos, recolhimentos e atendimentos as formalidades legais realizados pelo contribuinte.

             A Auditoria em questão assenta o princípio da iniciativa atuando de forma preventiva e repressiva.  No primeiro caso, acompanha a atividade e cumprimento das obrigações dos contribuintes procurando visibilidade e o cumprimento voluntário das obrigações empresariais por parte dos mesmos, por conseguinte, na forma repressiva identifica situações de negligencia, de evasão ou fraude  e agindo punitiva e criminalmente, quando necessário. Ressaltando, o trabalho da Auditoria Empresarial, a mesma analisa os procedimentos adotados a partir da análise dos documentos e informações da empresa, confirmando se atendem o que é determinado pela legislação, e ainda, avalia se esses processos consistem na melhor alternativa legal que venha a possibilitar o menor ônus empresarial.  Através de um minucioso exame de todos os procedimentos de auditagem da empresa a ser realizado, o auditor, profissional altamente especializado e profundamente conhecedor da legislação vigente, realiza a avaliação dos procedimentos adotados visando à correta execução dos trabalhos dentro dos departamentos específicos e a correção de eventuais distorções, na aplicação dos procedimentos obrigatórios, evitando assim futuras autuações. Levanta oportunidades de melhoria da performance empresarial dos estabelecimentos submetidos à revisão referenciada, através de alterações societárias, operacionais sugeridas, consultas administrativas a órgãos fiscalizadores, ações administrativas e/ou judiciais de recuperação de tributos recolhidos indevidamente.

3. CONCLUSÃO

             Atualmente, os profissionais que integram a alta administração das organizações empresariais estão plenamente convictos do significativo grau de complexidade e sofisticação da legislação referente operacionalização das empresas em seus mais diferentes aspectos. O trabalho aqui exposto vem oferecer relevância ao pleno entendimento sobre a aplicabilidade da Auditoria Empresarial.  Em que o Auditor aplica toda sua diligência e análise fornecendo informações   seguras   para   aos   mais   diversos   tipos   de   usuários  em  suas  tomadas   de  decisões    mediante  seu   conhecimento  técnico-científico   e   de   sua   experiência   na   matéria  em  litígio, garantindo  assim,  a   continuidade   das  instituições.  Nesse contexto, a Auditoria Empresarial atua ativamente do processo de busca por melhores índices de eficiência no adimplemento das obrigações decorrentes das relações empresariais.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.