x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Prosperidade é uma escolha dos empreendedores

Prosperar é escolher ser ativo na vida, nos negócios, na saúde e finanças. Não importa a crise, o cenário, é preciso ser próspero usando a motivação pessoal, o planejamento e a oportunidade a nosso favor!

29/06/2015 10:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Prosperidade é uma escolha dos empreendedores

Prosperar é natural, basta olhar em torno e ver como o mundo prospera constantemente; no entanto, muitos acham que o mundo “vem piorando a cada dia”, que as coisas são difíceis, as profissões cada dia mais competitivas, complicadas, muita desigualdade, dificuldade, dores, doenças... Sim, existe tudo isso, porém as mazelas citadas tem pouco ou nada a ver com o progresso inerente a cada momento de civilização: hoje temos ferramentas capazes de facilitar a vida com mais desenvoltura que em qualquer outro momento do passado (basta pensar como você está lendo este texto...), temos condições agrícolas capazes de alimentar mais de um planeta, capacitar pessoas pela educação para uma vida melhor e com mais senso crítico, medicamentos e terapias hábeis em restaurar a saúde ou minimizar a dor e doença. Temos também um mercado cada dia mais focado em qualidade, em diferenciais competitivos, que busca a melhor relação custo benefício. Sim, temos tudo isso, mas muitos ESCOLHEM ver e manter o sistema desta forma, doloroso.

A dor é um entrave que foi criado pela sabedoria universal como alerta que algo não está funcionando bem. Dói o dente? Opa, ali há um problema que precisa ser tratado e curado para que não se alastre aos outros dentes. O problema está em NÃO BUSCAR TRATAMENTO e somente se queixar da dor; mas como é uma dor fortíssima, a pessoa é forçada a escolher tratar o dente apesar do medo e outras limitações. Como se percebe, a dor foi o ponto estimulador de uma postura ativa, no caso dolorosa por não ter havido antes uma postura ativa, uma escolha de prosperidade para a saúde dos dentes. Sim, dor de dente pode ser evitada, basta ter profilaxia, cuidados constantes, ida ao dentista. Se chegou no ponto da dor, a prosperidade de saúde não foi A ESCOLHA.

Com o dinheiro e a carreira acontece a mesma coisa. A situação financeira está complicada, portanto está doendo, tirando seu sono e paz? Provavelmente houve muita passividade na sua prosperidade financeira: aguardar um resultado, ficar só com uma fonte, acreditar (que sempre pressupõe a dúvida na crença, pense nisso!). Os negócios estão aquém do planejado? Agora é preciso agir ativamente, escolher ferramentas e ações capazes de gerar renda, não só para curar o momento como para criar um cenário próspero, gerador de recursos das mais variadas formas éticas.

Muitos não escolhem prosperar, preferem ficar observando a vida por olhos reativos. Se pensa que isso é preguiça, enganou-se: é o oposto. Há quem trabalhe muito de forma automática, repetindo as fórmulas que deram certo no passado e esquecendo que hoje é um momento diferente, dinâmico, ágil. Este processo de fazer igual como sempre foi feito está diretamente relacionado com o medo do sucesso, o medo do desconhecido que pode ser EXCELENTE mas guarda o descontrole, o entregar para o universo das possibilidades infinitas. Muitos tem medo de prosperar porque a prosperidade é dinâmica, movimenta tudo o tempo todo e portanto contrasta com a necessidade de controlar tudo o tempo todo. “Ah, mas eu quero ter controle sobre as coisas...”. O elemento surpresa é inerente às mudanças, e a única coisa que pode te ajudar é saber o que quer e planejar tendo em mente que o inesperado, que vai facilitar sua caminhada, pode aparecer dentro de uma situação crítica – e aí, é importante ter a percepção que vai transformar tudo em oportunidade e sucesso.

Se você quer realmente empreender bem, com abundância em todos os sentidos, precisa entender que controlar é colocar força desnecessária, mas planejar é fundamental; ser ativo é aceitar as mudanças e observar o cenário para agir sempre com foco na melhoria contínua. É uma escolha: fazer, trabalhar, pesquisar, querer, desejar e contar com a cumplicidade do universo na sua consciência para perseverar, agir; ou simplesmente esperar a hora certa, aguardar a sua vez – se tiver – e ficar reagindo aos acontecimentos. Escolha prosperar HOJE. Veja oportunidades, mude o que está obsoleto, inove e veja como outros tem prosperado na sua área profissional. Seja humilde para aprender com quem mostra resultados, e se necessário, pergunte e entenda como fazer diferente e ser bem sucedido. Fará toda a diferença!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.