x

Contabilidade, Evolução e Adaptação

Toda entidade quaisquer que seja deve ter uma base de informações precisas para que, contudo possa obter um resultado favorável e lucrativo, assim vem a necessidade do serviço contábil.

22/07/2015 13:03:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contabilidade, Evolução e Adaptação

Toda entidade quaisquer que seja deve ter uma base de informações precisas para que, contudo possa obter um resultado favorável e lucrativo, assim vem a necessidade do serviço contábil, para desenvolver que coordenar essas empresas para que possam alcançar sua meta e objetivo no mercado de trabalho.

No processo evolutivo, notamos que as necessidades financeiras acarretam uma grande demanda em busca de informações e resultados precisos. E ai que vem a questão, quem melhor do que o Contador para fornecer essas coordenadas?

Sabe-se que, com alterações no mercado econômico o contador tende a se adaptar com tais mudanças, assim para que possa obter uma agilidade e prática mais atual, facilitando a luta financeira e econômica dos seus clientes e cooperados. Dentre esses métodos um não tão atual mais primordialmente necessário é o método de partidas dobradas do Luca Paciole, que até hoje esse método se faz presente no dia a dia do contador e podemos dizer que de todos. Pois muitos que não tem conhecimento deste ramo não sabem que para cada débito se há um crédito e assim vice e versa.

Muitos se perguntam, o que um contador faz? Só emite impostos? Eis a questão, a sociedade muita das vezes visa o contador só como emitente a serviço do governo. Bom, não nega-se que é a serviço do governo, porque qual outra profissão acarreta tanta renda para o governo sem receber algo em troca do que o contador? Mas, também deve se ter noção, contabilidade não é apenas um ambiente comum, lá se é apurado, controlado, previsto, esclarecido, comunicado, resolvido, e alertado sobre situações no dia a dia das empresas, que por muita das vezes sem a informação deste profissional acaba levando a empresa á uma etapa ruim.

Essa grande e valiosa profissão pode ser dita que é uma das mais precisas nos dias de hoje, desde os tempos antigos com o surgimento de moeda de troca veio a necessidade de controle, e lá estávamos. Sem deixando de esquecer, devemos citar os princípios contábeis, onde são deles que o contador busca seguir em seu trabalho e até mesmo em sua meta pessoal.

Mas de que importância tem esses princípios? Eles são nada mais e nada menos que os “pilares da contabilidade”, a base de toda experiência profissional prática do contador.

A contabilidade foi se evoluindo e adaptando,  passando de manual (manuscrito) a eletrônica, essas funcionalidades e leis criadas pela federação acabaram resultando a empresas que deviam desenvolver softwares, assim melhorando e agilizando o serviço, contasse que reduziu tempo porém aumentou obrigações, aumentando os afazeres da ciência contábil.

Logo conclui-se que a profissão contábil a cada dia está mais evolutiva, com aumento de obrigações e deveres das empresas, se necessita mais desta ciência, porém ainda não tendo o real valor perante a sociedade, a contabilidade é essencial e só tende a crescer, e ajudar na evolução econômica e financeira do país.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.