x

Conciliar casa e trabalho: o dilema nosso de cada dia

Mulheres empreendendo mais já é um fato, há cinco anos, quando a Rede Mulher Empreendedora começou, quase não se ouvia falar sobre Empreendedorismo Feminino, embora isso pareça ter começado agora, o fato é, nós mulheres sempre empreendemos.

24/07/2015 09:19:39

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Conciliar casa e trabalho: o dilema nosso de cada dia

Mulheres empreendendo mais já é um fato, há cinco anos, quando a Rede Mulher Empreendedora começou, quase não se ouvia falar sobre Empreendedorismo Feminino, embora isso pareça ter começado agora, o fato é, nós mulheres sempre empreendemos, ser mulher, mãe, empresária, cuidar da casa, dos filhos, da carreira, tudo isso dá trabalho e não tem fórmulas mágicas, é preciso planejar e organizar.

Minha mãe, sempre trabalhou “por conta”, era autônoma, com múltiplas funções: cabeleira, costureira, fazia crochê, tricô e sempre teve que conciliar o trabalho com a casa, optou em costurar em casa para conseguir dar conta de tudo, casa e filhos, outras épocas, mas o dilema é o mesmo.

Quando se tem empresa e se trata de fazer essa tarefa com filhos pode ser um pouco mais complicado, nada é planejado, bem ao estilo da Lei de Murphy e ao mesmo tempo sua empresa não pode parar.

Nessas horas, em que nossa vontade é sentar e chorar, temos que ser fortes, parar, pensar e tomar decisões, ser empreendedora é lidar o tempo com esses imprevistos e nosso desafio é tentar buscar o equilíbrio, saber delegar, buscar apoio e tentar se antecipar.  

Como contadora, trabalho o tempo todo correndo atrás do tempo, tornar ele o mais produtivo possível, quem trabalha na área ou empreende sabe um pouco da rotina, burocracias, obrigações acessórias, prazos curtos, mudanças de lei, etc. para conseguir dar conta é preciso planejar e estar preparada para os imprevistos (sempre):

1)     Crianças: No escritório tenho materiais para crianças: lápis de cor, desenhos, brinquedinhos, parece uma bobagem, mas dá uma grande ajuda quando recebo visitas do meu filho (hoje com 5 anos) ou se recebo visitas de clientes com filhos (atendendo mãe empreendedoras é bem comum); 

2)     Agenda: Tenho uma agenda anual com todas as atividades, vou organizando mensalmente as atividades gerais/rotineiras, ajustando sábados, domingos e feriados, e as atividades semanais (uso uma agenda Online que consigo acessar a qualquer lugar e é sincronizado com o meu smartphone). Ao anotar os dados na agenda utilizo também de siglas para facilitar a busca, por exemplo, todas as reuniões marco como AGENDA, atividades do dia a dia separo por siglas (TRB – Trabalhista/Recursos Humanos, FIS – Fiscal, CTB – Contábil, etc), também uso de cores (vermelho são as urgentes), tudo precisa ser fácil de ser visualizado, sem ter que pensar muito já sei do que se trata;

3)     Há tarefas que devem ser dívidas: As atividades da casa e com os filhos não é uma responsabilidade e exclusividade minha, as atividades são divididas com o meu marido (nos cafés da RME sempre destacamos, o (a) companheiro (a) não ajuda, ao ajudar você assume que a responsabilidade é sua e se não for feito você terá que fazer). Além disso tenho um grande apoio da Dinda (minha cunhada) e da vó (de coração), que me socorrem com as crianças sempre que preciso (verdadeiros anjos da guarda!).

4)     Há tarefas que devem ser delegadas: Nas atividades de casa também tenho outros apoios, faxineira a cada quinze dias, lavanderia, etc. Educadores financeiros em geral orientam a tratar isso diretamente como dinheiro, mas aprendi que tenho que olhar por outro ângulo: Qual o custo da minha hora? Quanto me custa fazer essa atividade? Quanto eu ganharia se me dedicasse ao meu negócio e a minha família?

5)     Valorize parceiros e colaboradores: Para o negócio crescer é preciso saber trabalhar em equipe, valorizar parceiros e colaboradores, o seu negócio deve ser estruturado para conseguir andar sem você, o ideal é que seu tempo, como empreendedora, seja dedicado em atividades estratégicas, para isso é preciso se cercar de pessoas que compartilhem da mesma visão, tem o mesmo conceito de ética e valores e complementem habilidades que você não tem.   

Conciliar todas essas atividades não é uma tarefa fácil, exige disciplina e dedicação, não exija a perfeição em tudo, como diz Sheryl Sandberg (“Faça Acontecer”, Editora Companhia das Letras” - “Feito é melhor que perfeito. (...). Mirar a perfeição causa frustração, no melhor [cenário], e paralisa, no pior. ”

Heloisa Motoki é Diretora Adm/Fin da Rede Mulher Empreendedora, fundadora da Quali Contábil (www.qualicontabil.com.br) e Consultora Especial no site Fórum Contábeis (https://www.contabeis.com.br/usuarios/102860/heloisa-motoki/).  Com formação em MBA em Controladoria, Graduada em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade, participante do programa de Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs – 10.000 mulheres. Há 18 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo. 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.