x

Perícia Contábil e a Exigência de Método Científico, nos termos do Novo CPC/2015, art. 473

Apresenta-se aplicação de método que deverá conter, por força do art. 473 do Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015) ou simplesmente CPC/2015:uma concisa análise sobre a científico, na elaboração do laudo necessidade da pericial contábil...

31/07/2015 09:13:16

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Perícia Contábil e a Exigência de Método  Científico, nos termos do Novo CPC/2015, art.  473

Apresenta-se aplicação de método que deverá conter, por força do art. 473 do Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015) ou simplesmente CPC/2015: uma concisa análise sobre a científico, na elaboração do laudo necessidade da pericial contábil  que deverá conter, por força do art. 473 do Código de Processo Civil (Lei nº 13.105/2015) ou simplesmente CPC/2015:

I - a exposição do objeto da perícia;

II - a análise técnica ou científica realizada pelo perito;

III - a indicação do método utilizado, esclarecendo-o e demonstrando ser predominantemente aceito pelos especialistas da área do conhecimento da qual se originou;

E para tal,será abordada inicialmente adistinção entre metodologia e método, para após abordarmos o método do raciocínio lógico contábil, que é base da teoria pura da contabilidade.

Será demonstrada a importância deste procedimento, método científico, para o controle do resultado do labor do perito.

Apresentamos uma breve análise sobre a importância da adoção de método científico na execução de uma perícia contábil, e para tal consideramos aspectos do método da experimentação típico da física pari passu, ao método do raciocínio lógico contábil que é base da teoria pura da contabilidade.

Distinguindo metodologia de método temos:

A metodologiasão os procedimentos de governar o espírito em um processo de investigação. Pode ser simplesmente: o estudo dos métodos das ciências utilizados  em    uma ou dos conjuntos de tecnologias pesquisa ou  produção científica.

A análise dos métodos tem por finalidade única e absoluta, a escolha adequado ao caso.

Um método científico é um programa de cunho científico que regula previamente uma série de estudos e procedimentos que se devem realizar em campo e em laboratório, apontando erros evitáveis, em vista de um resultado determinado. Adversário fulminante do empírico ou da prática, de atos sem inteligência ou sem juízo. Um método é a forma lógica do comportamento da investigação que o pesquisador busca para ancorar os resultados do produto científico.

Em nossa doutrina1 tratamos o método da experimentação como sendo: “um dos métodos científicos, que consiste em observar um fenômeno sob condições predeterminadas, onde seja possível aumentar o   conhecimento     desta   coisa   que   se   observa,  por meio   das   suas manifestações ou leis que regem esse fenômeno.” E dado ao alcance do objetivo do labor pericial, quiçá, alternativamente, seja necessário buscar amparo na física pelo método experimental,  para científico.

Apesar dessa mostrar  uma  mesma  verdade  por  outro  ângulo alternativa do método experimental, defendemos como método básico e primeiro para a contabilidade, o método do raciocínio lógico contábil2, o qual consiste em pesquisar e decompor as   partes     que      compõem um fenômeno para  se conhecer  o  todo, considerando que a doutrina científica contábil evidencia por intermédio da teoria da substância sobre a forma, a verdade real, que tem o seu teorema e  princípios científicos.  Este é um método de investigação científica contábil ideal para a inspeção judicial ou extrajudicial.

Segue o sentido das etapas deste método:

Pesquisar    - a pesquisa compreende inclusive a fase de identificar as partes do fenômeno e a de coletá-las de modo a ter uma conclusão geral do todo.
 
Decompor - como exemplo de uma decomposição tem-se os papéis  de  trabalho  de  auditoria, em  que  se parte de todo sistema patrimonial, de todas as contas de ativo e passivo, até o papel de trabalho específico e individual de uma conta.
 
Observar os fenômenos, pois a fenomenologia no sentido da teoria  pura  da  contabilidade  representa  a  forma  de  ver  e entender o fenômeno, onde a essência está prevalecendo sobre a forma. A observação ampla e sem paradigmas ou dogmas é o caminho para a revelação do que verdadeiramente ocorre com a riqueza aziendal em seu objeto e objetivo. É necessário para se conhecer a sua dimensão realista em relação à causa, o efeito,   o   tempo, o espaço, a qualidade e a quantidade. Portanto, não se pode dispensar a verificação das circunstâncias que geraram o fenômeno, em relação ao mundo social e todo o seu conjunto de atos e fatos econômicos, políticos, jurídicos, ecológicos, tecnológicos e científicos; deve se buscar a relação existente entre todos esses fenômenos por uma comparação de raciocínio contábil, a fim de se formar verdadeiramente científico e puro.

Comparar os fenômenos e as doutrinas, a comparação com o que se faz nacional e ensina-se em outros países e internacional. É representado por com a doutrina pesquisa para, diante de uma dúvida, emitir uma posição, laudo ou parecer sobre fatos que requerem uma posição científica. E tem por objetivo  descobrir  os  elementos comuns das   concepções mediante a entre si. A confrontação dos sistemas contábeis relacionados comparação implica um critério para o estudo, que consiste    na observação     repetida    dos   fenômenos quando produzidos em meios diferentes e em condições distintas; assim se estabelecem via analogia as semelhanças e as diferenças. Este critério é muito difundido na comunidade européia, notadamente para fins de doutrina com o objetivo de estudar o cotejo das diversas políticas contábeis.
 
Analisar individualmente os elementos para se ter uma visão do todo - o todo evidencia o relacionamento entre os fenômenos e os sistemas de informações. Como exemplo, cita-se o prazo médio de compras e vendas, frente aos sistemas de liquidez e o de    rentabilidade,      para    se    conhecer     a prosperidade da riqueza de uma célula social.

Este método é utilizado uma vez que a perícia científica contábil inspeciona as provas produzidas pelos litigantes e entranhado aos autos, para responder aos quesitos formulados, procurando dar condições aos Juízes e Árbitros, bem como, aos patronos das partes suas convicções relativas à prova.

Para a utilização do método do raciocínio contábil é condição sine qua non que sejam também utilizados os procedimentos da pesquisa bibliográfica3 e da categoria contábil4, motivo pelo qual os conceitos das categorias devem ser apresentados nas respostas aos quesitos.

E por  derradeiro a  adoção  de  um método  científico  afasta  o empírico e permite a exclusão de premissas não verdadeiras, afastando-se com isto a criação de falácias5   nos laudos periciais contábeis que são criadas pelos sofistas6. Concluímos que o uso de método científico cria condições de segurança ao perito, afasta juízo de valor, já que a opinião passa a ser de juízo científico.

---------------------------------

1   HOOG, Wilson Alberto Zappa. Teoria Pura da Contabilidade. Ciência e Filosofia. 3. ed. Curitiba: Juruá, 2013, p. 135.

2 Estudos completos em relação ao método científico do raciocínio lógico contábil podem ser obtidos em nossa obra: Teoria Pura da Contabilidade - Ciência e Filosofia. 3. ed. Curitiba: Juruá Editora, 2013. Tomo 5.3. Os métodos. p. 134/136.

3 O perito, ao realizar uma inspeção ou análise judicial sob a tutela de um método científico contábil,  se apoia  com  predominância  à  doutrina em  suas  pesquisas bibliográficas.

Categoria contábil –implica em conceituar o vocabulário contábil, portanto uma tecnologia usada na grafia científica contábil; representa cada um dos vocábulos contábeis, seguidos dos seus respectivos conceitos fundamentais, os quais devem obrigatoriamente, ficar estribados em um entendimento científico puro, interpretação de um professor-doutrinador apoiada na hermenêutica contábil, ou seja, uma opinião que confere unidade de juízo de realidade. Tais vocábulos ou verbetes, tidos como “categorias”, são usados para identificar um dos elementos ou a resenha de uma peça, produto  contábil,  ou para  identificar  e  compreender  as   tecnologias   e procedimentos    consuetudinários ou morfológicos, como: teorias, enunciados,princípios e demais linguagens e termos científicos, principalmente os constantes em monografias, dissertações, teses, laudos, pareceres e relatórios de perícia, auditoria e consultoria, incluindo os eventuais jargões ou gírias profissionais. Este procedimento se faz necessário para desmistificar a ciência contábil perante a sociedade em geral e facilitar o entendimento dos termos contábeis, da informação prestada, da função da contabilidade e de seu objeto e objetivo pelos leigos e todos os tipos de usuários.  (HOOG, Wilson Alberto Zappa. Moderno Dicionário Contábil - da Vanguarda à Retaguarda. 8. ed. Curitiba: Juruá Editora, 2014, p. 101.)

5  Falácia – na lógica assim como na retórica, surge a figura da argumento logicamente inconsistente, ou falho na capacidade “falácia”, que é um de provar o que se alega. Logo a falácia é algo invalidado. Deve ser afastada terminantemente, pelo perito. A falácia é algo tido como putativo por ser ou representar argumentos que se destinam à persuasão por terem uma miragem de válidos, criando convencimento para grande parte do público apesar de conterem indução ao erro, mas não deixam de ser falsos por causa da sua aparência. (HOOG, Wilson Alberto Zappa. Moderno

Dicionário Contábil  - da Vanguarda à Retaguarda. 8. ed. Curitiba: Juruá Editora,2014, p. 202/203.)

6  Sofista contábil – é aquele profissional que usa de sofismas em suas argumentações, que vertem de uma provável sensação imaginária, percebida pelo sofista, sem que tenha havido estímulo científico externo comprovado, por repetidas experiências, e, além disto, o sofista usa e abusa da retórica, da eloquência e da gramática nas suas afirmações. Tergiversar é comum ao sofista. O sofista é a pessoa que domina a arte de apresentar o erro com cara de fato correto; a mentira com a cara de verdade.

iWilsonAlbertoZappaHoog,‹www.zappahoog.com.br›,bacharelemciências contábeis, arbitralista, mestre  em direito, perito-contador, auditor, consultor empresarial,palestrante,especialista em avaliação de sociedades empresárias, escritor e pesquisador de matéria contábil, professor doutrinador de perícia contábil, direito contábil e de empresas em cursos de pós-graduação de várias instituiçõesde ensino. Informações sobre as obras do autor podem ser obtidas em: http://www.jurua.com.br/shop_search.asp?Onde=GERAL&Texto=zappa+hoog >.Ou ver o Currículo Lattes em: <http://lattes.cnpq.br/8419053335214376>.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.