x

Importância do tempo no valor do honorário

O tempo é importantíssimo na vida de cada um de nós. Por que não teria relevância na empresa para formar os custos e contribuir na determinação do preço de venda?

04/08/2015 08:40:29

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Importância do tempo no valor do honorário

Nunca temos tempo para fazer tudo o que é necessário, ao menos é isto o que muitas pessoas dizem. Algumas trabalham diariamente mais de doze horas e justificam ser este o tempo necessário para o desempenho das atividades com eficiência. Os filhos reclamam que seus pais não têm tempo para eles, pois trabalham muito.

Quando criança, eu brincava com os amigos dizendo o seguinte ditado popular: “o tempo foi pedir para o tempo quanto tempo o tempo tem. Mas o tempo disse que não tem tempo de dizer quanto tempo o tempo tem”. Naquela época era apenas um trocadilho de palavras, mas hoje observo que é a realidade de muitos de nós.

Parece-me natural que o preço seja maior no trabalho mais exigente em relação ao tempo. Ao menos é assim que ocorre em diversas atividades. Cito algumas:

  • No parque de diversões há um tempo para cada brinquedo; quem quiser ir mais deve comprar outro ingresso;
  • Paga-se a hora da aula de reforço escolar;
  • O funcionário trabalha 44 horas por semana; se o patrão deseja mais, deve pagar hora extra;
  • Quanto mais tempo de utilização da energia elétrica, mais cara será a fatura;
  • O médico cobra por consulta, mas deseja gastar o menor tempo possível.

Nas atividades em que o custo da mão de obra é representativo, sabemos que é indiscutível considerar o tempo, pois os colaboradores são remunerados por hora trabalhada (normalmente 44 por semana).

É sabido que o preço de venda não é determinado somente pelo custo, mas também pela concorrência e o valor que ele percebe. Porém, comercializar serviços e/ou produtos sem apurar todos os custos pode significar trabalho sem retorno - o lucro -, fundamental para a sobrevivência da empresa.

O tempo é igual para todas as pessoas, mas se destacam as mais organizadas e que utilizam o tempo de maneira eficaz. Na empresa em que há boa gestão do tempo dos colaboradores, a chance de retorno é maior.

Entendo que o tempo aplicado nas tarefas dos clientes é fator essencial para determinar os custos e identificar a lucratividade gerada no serviço ou produto, razões pela qual deve ser considerado na formação do honorário. 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.