x

Contábil

O contador do futuro: saiba como se adaptar

Novas técnicas, novas ferramentas, e o bom e velho contador ou se adapta ao futuro ou morre.

25/08/2015 16:20:38

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O contador do futuro: saiba como se adaptar

Passado e presente se cruzam e expõem ao contador do futuro as mudanças necessárias que este profissional pouco valorizado em nosso País, mas que tem um papel importantíssimo em nossa sociedade, participando ativamente da gestão tributária das empresas e orientando sobre a tomada de decisões nas empresas.

Hoje para que o contador tenha êxito em sua vida profissional, ele tem que se manter atualizado com as legislações, instruções normativas, medidas provisórias, etc, mas também tem que dominar a tecnologia para que se torne mais eficiente no seu trabalho, conciliando a produtividade com a qualidade de seu trabalho.

Para que desenvolva um bom trabalho, com qualidade e produtividade, há de se dominar a tecnologia e os avanços dela. Mas para isso, a parceria cliente contador, tem que funcionar, o cliente tem que organizar a sua documentação, tendo todos os pagamentos e recebimentos com o respectivo documento idôneo.

 Hoje o cliente de um escritório de contabilidade, através de alguns sistemas, pode gerar um arquivo que será importado pela contabilidade, e trará toda sua movimentação financeira, e os respectivos lançamentos contábeis para seu escritório de contabilidade, mas para isso, previamente o sistema deve ser parametrizado, prevendo situações e contabilizações. Com este procedimento, temos um grande aumento de produtividade nos escritórios, pois os mesmos farão a análise documental e a checagem, se tudo foi importado corretamente e se os saldos estão de acordo com os extratos bancários e com outros relatórios que por ventura o cliente tenha.

O contador do futuro é aquele que consegue utilizar a tecnologia a seu favor, minimizando esforços, aumentando a produtividade, sem perder a qualidade. Além disso vejo o contador do futuro não como aquele profissional que consegue ficar rico, mas sim, como o profissional que consegue o respeito e admiração dos seus clientes.

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.