Contábeis o portal da profissão contábil

22
Aug 2017
11:48
você está em:

Conteúdo » Artigos

Terceirização da Contabilidade

Quando uma empresa resolve terceirizar a sua contabilidade, o que ela espera do seu contador ?

postado 31/08/2015 07:51:10 - 4.415 acessos

Quando uma empresa resolve terceirizar a sua contabilidade, entenda-se departamento contábil, departamento  pessoal e departamento fiscal, o que ela espera do seu contador?

Vejamos, se ela terceirizou seus serviços indiretos, ela quer se concentrar em sua atividade fim, ou melhor, naquilo que gera receita para sua empresa, mas também quer tranquilidade na sua área tributária, quer poder desenvolver seu trabalho sem ter outras preocupações e que podem gerar fiscalizações, multas, etc...E o que um escritório contábil deve fazer para trazer a tão sonhada "tranquilidade" para seu cliente?

Abaixo listo alguns procedimentos que acredito que podem contribuir para isso:

- Primeiro contato com o cliente, explicar a ele, que tudo que ele paga ou recebe, deve estar respaldado por um documento hábil (nota fiscal, duplicata, e em alguns casos recibo, com o cnpj ou cpf do prestador do serviço, e às respectivas retenções, etc...), esclarecer que qualquer venda de bens ou direitos, tipo veículos, máquinas, etc... devem ser comunicados ao escritório contábil, para que este calcule se haverá ganho de capital ou não, pois o ganho de capital, é tributado.

- Segundo, solicitar ao cliente que abra uma conta corrente no banco, para registrar toda a movimentação financeira da empresa, e fornecê-lo mensalmente a sua contabilidade, para que não se confunda o patrimônio da empresa com o patrimônio dos sócios, princípio da entidade.

- Terceiro. Determinar prazos para o cliente entregar os documentos, e o escritório tenha tempo hábil para escriturar a documentação e apresentar um relatório com a posição econômica da empresa.

- Quarto. Marcar uma reunião com o cliente do escritório para analisar e explicar o balanço patrimonial e demais demonstrativos contábeis, para que ele entenda a sua contabilidade e melhore seu planejamento para o trimestre ou ano seguinte.

- Quinto. Investir em um bom sistema de contabilidade, e investir em treinamento dos funcionários, pois os funcionários são o maior patrimônio de uma empresa, de que adianta o melhor sistema, os melhores equipamentos, se ninguém souber usar, ou usar 10 por cento da sua capacidade, isso é desperdício de tempo e inteligência, e o modus operanti de um escritório é a inteligência, e ela deve ser desenvolvida para que melhore seu desempenho.

Basicamente, acredito que esses procedimentos façam parte da sua estratégia para conquistar e principalmente manter os clientes, com um bom relacionamento interpessoal com clientes seguido por transparência e orientação, para que ele saiba os riscos que corre trabalhando na ilegalidade, e seja incentivado a trabalhar corretamente dentro da legislação, esse é um dos papéis do contador moderno.

 

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Certificado Digital certificados digitais com preços promocionais para contadores

desconto de 15% em certificados digitais e pague no boleto ou parcele sem juros no cartão.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.07 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César